Até Sempre Padre Agostinho

Padre Agostinho

Tinha 61 anos e nasceu em Varziela, Felgueiras, de onde saiu de Braga, aos 11 anos, para estudar no Seminário dos padres Vicentinos. Foi ordenado sacerdote a 27 de julho de 1980 em Santa Quitéria (Felgueiras), por D. António Ferreira gomes, bispo do Porto. Foi pároco em S. Martinho de Penacova e S. Jorge de Vizela (Diocese do Porto), Almodôvar e Santiago do Cacém (Diocese de Beja), Salvaterra de Magos (Diocese de Santarém) Ponte de Sor e Longomel (Diocese de Portalegre –Castelo Branco).

Padre Agostinho

Exerceu também a sua atividade pastoral nas Missões Populares, participando em mais de 30, pelas Dioceses de beja, Lamego, Vila real, Portalegre / Castelo Branco, Santarém e Setúbal: Assumiu algumas destas o serviço de Diretor do Secretariado das Missões. Ao longo de 6 anos serviu o exército como Capelão Militar.

Na Congressão da Missão assumiu diversos serviços ao longo dos anos, destacando-se, o de Ecónomo Provincial, o de coordenador das Missões populares Vicentinas, o de Conselheiro Provincial e o de Superior de diversas comunidades. Atualmente era Superior da Comunidade da Luz (Lisboa) e Coordenador dos Colaboradores da Missão Vicentina.

Ao longo dos anos colaborou em diversos programas radiofónicos e periódicos. Foi responsável pela coordenação do P. Manuel Aguiar, do Livro “Santo e Sábio – P. Bernardino Barros Gomes, Mártir da República” em 2007. Nos últimos meses colaborou
ativamente na realização da obra do P. Bráluio Guimarães sobre História da Província Portuguesa da Congregação da Missão, que será lançada a 20 de maio do presente ano.

No passado dia 17 de março, o padre Agostinho Sousa partiu para junto do Pai. A Missa Exequial foi celebrada na Igreja Paroquial de S. Tomás de Aquino às, 11 horas, em Lisboa, com a presença de sacerdotes de muitos amigos e familiares.

Um grupo de paroquianos de Santo André, acompanhados pelo Padre Abílio Raposo, deslocou-se a Lisboa para esta despedida
orante. O seu corpo ficou sepultado no cemitério de Varziela.

O artigo pode ser lido na edição em papel de 23 de Março de 2017, n.º 689