Chuva das últimas semanas aumenta volume de água nas barragens da região

Helga Nobre

A quantidade de água armazenada na barragem de Campilhas, no Concelho de Santiago do Cacém, subiu para 42% a 31 de março, verificando-se um aumento de 11% face ao mês de fevereiro.

De acordo com dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), na Bacia Hidrográfica do Sado, a barragem de Campilhas foi a que registou a maior subida do volume de água, com 11.364 metros cúbicos, no final de março.

Os dados indicam que as albufeiras de Monte Miguéis e Vale do Gaio apresentavam, no final de março, o maior volume de água ( 100%), seguida de Pego do Altar (95%).

Já a albufeira de Alvito, que foi a que registou a segunda maior subida, mais 10% em relação ao mês de fevereiro, apresentava, a 31 de março, uma disponibilidade hídrica de 88% do volume total.

Os armazenamentos de março indicam ainda que a albufeira de Odivelas apresenta um volume de água armazenado de 82%, Fonte Serne (76%), Monte Gato (70%), a albufeira do Roxo (69%), tendo registado uma subida de 6% no último mês.

Na Bacia Hidrográfica do Mira, os dados disponibilizados no site oficial da APA, indicam que a albufeira de Corte Brique apresentava, no final de março, uma disponibilidade hídrica de 73%, tendo registado uma subida de 16%, e a albufeira de Santa Clara com 40% registou uma subida de 4 por cento.

Leme 852