“O Leme” é um jornal regional do Litoral Alentejano. Como tal compromete-se a informar a população desta zona sobre os acontecimentos de maior monta nela ocorridos; a divulgar as principais iniciativas; a alertar para os seus problemas e a apontar pistas para a sua solução. Inserindo-se numa zona de especial sensibilidade ambiental, prestará atenção especial às questões ecológicas.

“O Leme” é um jornal de inspiração cristã. Como tal, propugnará pelos valores da Justiça e da Paz, defenderá a Verdade e os valores inerentes à dignidade da Pessoa Humana, de acordo com os grandes princípios da Doutrina Social da Igreja. Dará especial atenção às classes mais desfavorecidas e sem voz. Prestará especial atenção aos problemas da infância e juventude, mantendo páginas que lhes sejam especialmente dedicadas.

“O Leme” está especialmente vocacionado para o diálogo com a população a quem se destina. Como tal, suscitará a participação activa dos seus leitores. Respeitará a crítica e as opiniões divergentes, comprometendo-se a respeitar os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional. De modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa-fé dos leitores, encobrindo ou deturpando a informação.

Na sequência do anteriormente exposto, este jornal não publicará textos que incluam ofensas pessoais ou insultos que ponham em causa o bom nome de pessoas e instituições.

“O Leme” distinguirá sempre adequadamente a notícia e a opinião.
As cartas dirigidas ao Director deverão obrigatoriamente identificar adequadamente o seu Autor.

A direcção reserva-se o direito de não divulgar as suas fontes, sempre que um motivo suficientemente gravoso o justifique.

“O Leme” será rigorosamente apartidário e manter-se-á alheio à pressão de qualquer lobby ou a tentações sensacionalistas.

Tendo nascido em tempos de especial crise de empregos, este jornal colaborará com as iniciativas tendentes a criar ou a fomentar emprego.Apesar da sua característica “regional”, “O Leme” divulgará as notícias de maior impacte a nível nacional e internacional, alertará para os seus problemas mais candentes e colaborará com as iniciativas para ajudar na sua solução.