Feira de agosto em Grândola  

Realizou-se nos passados dias 25 a 29 de agosto mais uma edição da tradicional “Feira de Agosto”, certame organizado pela Câmara Municipal de Grândola, na Vila com o mesmo nome.

Ao ato da inauguração compareceram os Autarcas do Litoral Alentejano, representantes das várias Autoridades que servem o Concelho assim como, signatários eclesiásticos e um grande número de convidados que no final da cerimónia foram obsequiados com uma visita ao certame e um opíparo jantar oferecido pela Edilidade Grandolense.

Cerca de 500 expositores distribuídos pelo grande recinto do Parque de Feiras e Exposições e um programa de animação com espetáculos diários com grandes nomes da música nacional, animação itinerante, atividades no picadeiro e conversas sobre o mundo rural preencheram a tão esperada edição 2022 da “Feira de Agosto”.

Local de grande convívio e animação, o evento pretendeu ser igualmente a principal montra das potencialidades e recursos locais, promovendo e potenciando o Concelho junto dos milhares de visitantes.

Promovendo as tradições rurais, o certame voltou a apostar na realização do Festival Hípico. A 24ª edição da prova desportiva, uma das principais atrações da Feira, decorreu na tarde de sábado no Picadeiro, um espaço que foi dinamizado ao longo do certame com atividades diárias que incluíram batismos equestres, reprise equestre e freestyle Canino.

Situada entre o Picadeiro e o Jardim das Oliveiras, a Praça Rural da “Feira de Agosto” voltou a apresentar a “Tenda Animal”, com exposição de gado bovino, ovino e caprino e contou com a participação dos principais representantes das marcas ligadas ao setor.

Este ano, pela primeira vez, este espaço foi dinamizado com um conjunto de conversas sobre a Proteção do Sobreiro e do Pinheiro em modo ecológico/resíduo zero; a importância dos microrganismos no solo, pastagens e forragens.

Quanto a espetáculos, o evento arrancou no dia 25 de agosto com a Festa M80 – Tour 15 Anos, uma das festas mais lendárias de todo o país.

Maninho, subiu ao palco no dia 26. No dia 27, coube à fadista Cuca Roseta, uma das mais marcantes e reconhecidas vozes do fado da atualidade, apresentar-se em Grândola.

No dia 28, os Expensive Soul deram um bom espetáculo, totalmente criado à sua imagem e personalidade.

A encerrar o certame, no dia 29, atuou Rui Veloso, artista com mais de 40 anos de carreira.

De referir que antes e depois dos espetáculos no palco principal, houve mais música para ver e ouvir no palco bar e muita animação de rua ao longo do recinto da Feira.

A gastronomia regional constituiu um dos pratos fortes do certame e pôde ser apreciado nos restaurantes e bares localizados ao longo do grande recinto da Feira e na zona das tasquinhas e de produtos regionais.

No espaço da nave central – entre os dois pavilhões de expositores – o espaço vínico “A Gosto” dinamizado pela Associação de Produtores de Vinho da Costa Alentejana contou com a participação dos produtores: A Serenada, Companhia Agrícola da Barrosinha, Herdade de Canal Caveira, Monte da Carochinha e Herdade do Brejinho da Costa e promoveu igualmente o recente projeto “Vinho da Mina”.

Numa Feira que conjugou a tradição com a modernidade, presenciou-se o trabalho de artesãos e artesãs, com efeito, estrategicamente localizados na entrada principal do certame estiveram mais de 30 artesãos. Aqui puderam-se encontrar brinquedos em madeira, trabalhos em cortiça, ferro forjado, joalharia, cestaria e cerâmica.

Nos dois pavilhões de expositores encontravam-se os principais agentes económicos do Concelho.

Na zona da “Feira Franca” encontravam-se instalados mais de 200 feirantes.

A sustentabilidade do meio ambiente, não foi esquecida pela Edilidade que forneceu cinquenta mil copos reutilizáveis aos bares centrais da praça de espetáculos e aos bares junto à zona dos divertimentos para serem disponibilizados de forma gratuita aos visitantes da Feira.

Neste primeiro ano, a utilização de copos reutilizáveis foi feita de forma gratuita e nos bares de maior consumo de bebidas, mantendo-se ainda a possibilidade de utilização de copos de plástico.

Um parque de diversões para toda a família, assim poderemos considerar esta edição de 2022, que apresentou uma oferta bastante diversificada no que tocou ao entretinimento.

Foram 16 o número de divertimentos que preenchem por completo esta zona da Feira, para adultos e crianças, desde a clássica “pista de carros de choque”, à imponente “roda gigante” que voltou a Grândola, maior, com ar condicionado e com acesso e entrada gratuita a pessoas com mobilidade reduzida.

Quanto à comodidade e acessibilidade dos visitantes, nesta edição, a Feira contou ainda com um “Espaço Bebé” pensado para a comodidade de pais e filhos, ideal para momentos de descanso, alimentação, entre outras necessidades dos mais pequenos.

Entre as melhorias implementadas na Feira, destaque também para o reforço da rede wifi e de ATM’S no recinto e a colocação de sinalética direcional.

Durante todo o certame, o Município de Grândola disponibilizou gratuitamente dois “Comboios da Feira” que efetuaram o trajeto entre o certame e vários pontos estratégicos da Vila.

Concluída que foi esta “Feira de Agosto – 2022”, resta-nos desejar que o certame do próximo ano constitua um êxito mais assinalável do que o ora verificado… viva a “Feira de Agosto – 2023”!!!…

 

José Manuel Claro – Texto e fotos