Ministério Público instaura inquérito a morte de menino em Vila Nova de Santo André

O Ministério Público abriu um inquérito judicial ao homicídio do menino de ano e meio, ocorrido na última segunda-feira, dia 14 de novembro, para apurar as circunstâncias da morte da criança que vivia com a mãe, a principal suspeita do crime.

O alerta para o presumível homicídio foi dado, cerca das 06:00, da última segunda-feira, através do posto da GNR de Santo André e da linha 112, pelo pai da criança, que se encontra a residir em França e disse à Guarda ter sido contactado pela mãe para o informar da morte do menino.

Os militares da Guarda deslocaram-se ao local e, já no interior da residência, verificaram se havia ou não mais alguém em casa e procederam, às 06:15, à detenção da mulher, de 23 anos, que foi levada para o posto territorial, onde permaneceu até ao primeiro interrogatório judicial que decorreu, no dia seguinte ao crime, no Tribunal de Setúbal.

De acordo com fonte da GNR, a mulher terá matado o filho, durante a madrugada, com recurso a “arma branca com a qual terá desferido vários ferimentos no menor”.

O suposto homicídio terá acontecido no interior da habitação onde mãe e filho residiam, no Bairro do Pinhal, na cidade de Vila Nova de Santo André.

A Polícia Judiciária (PJ), responsável pela investigação do caso, efetuou a inspeção judiciária do local do crime.

Por seu lado, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Santiago do Cacém, esclareceu que até ao dia do homicídio “nenhuma situação de perigo envolvendo este menino tinha sido comunicada a esta Comissão”.

“Motivo pelo qual não temos conhecimento de qualquer informação respeitante a este agregado e, por conseguinte, nunca houve processo instaurado a favor desta criança”, acrescentou a CPCJ.

Helga Nobre