BE alerta para falta de recursos humanos no Centro de Saúde de Santo André

A deputada do Bloco de Esquerda (BE) eleita pelo Distrito de Setúbal, Joana Mortágua, manifestou preocupação com a falta de recursos humanos no Centro de Saúde de Santo André e alertou para a necessidade de uma valência de creche pública em Ermidas- Sado.

“No Centro de Saúde a situação que me foi relatada é preocupante porque é uma unidade que só tem seis médicos de carreira, que são aqueles que podem formar médicos novos e que estão vinculados à Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), e depois tem prestadores de serviço”, afirmou.

Após uma visita, no passado dia 11 de novembro, ao Concelho de Santiago do Cacém dedicada à educação e saúde, Joana Mortágua indicou que do total de seis médicos “dois irão reformar-se em breve fazendo com que milhares de utentes [fiquem] sem médicos de família”.

“Por outro lado, todas as equipas que deveriam fazer apoios domiciliário, cuidados hospitalares nas residências, apoios à prevenção, cuidados paliativos no domicílio, que são essenciais nestes territórios por causa das distâncias e para não entupir as urgências do Hospital do Litoral Alentejano [HLA], não há recursos humanos para o fazer”, argumentou.

Para a deputada bloquista, trata-se de “um problema crónico relacionado com a capacidade de atração e de fixação de profissionais, agravado pela indisponibilidade de habitação a preços acessíveis neste território”.

“Vamos fazer pressão para que sejam colocados aqui os recursos humanos necessários, pelo menos para as equipas e para as valências que estão criadas poderem funcionar, como já fizemos em relação ao HLA. Conhecemos as dificuldades do país e sabemos que tem muito a ver com a falta de medidas estruturais porque as vagas abrem”, adiantou.

Na Freguesia de Ermidas-Sado, a deputada alertou para a necessidade de uma oferta de creche pública “que neste momento não há”.

“Temos uma proposta até no Orçamento do Estado para 2023 que [aponta] para a necessidade de haver uma rede de creches públicas para não depender da oferta do mercado que não tem interesse em criar oferta em territórios de baixa densidade”, defendeu.

Na deslocação ao Concelho de Santiago do Cacém, Joana Mortágua visitou as instalações do Jardim de Infância de Ermidas-Sado, com um elemento da Direção do Agrupamento de Escolas Prof. Arménio Lança (AEPAL), a que pertence a Escola Básica e Jardim de Infância de Ermidas – Sado, e às instalações do Centro de Saúde de Santo André, com o Coordenador do Centro de Saúde, Rui Calado.

Helga Nobre