Entrevista: Tiago Martins, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Santo André

Fátima Moita

“Dotar os elementos do corpo ativo, com mais formação e progressão na carreira”

Em entrevista ao Jornal “O Leme”, Tiago Martins, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Santo André,  diz que nunca ambicionou este cargo e o sentimento atual é de muita responsabilidade. Estabilizar o corpo de Bombeiros a nível financeiro, aumentar o quadro de funcionários e voluntários são algumas das expctativas do novo Comandante.

Leme – Ser Comandante passava por uma das suas ambições? Qual o sentimento por si vivido neste momento?

Tiago Martins – Nunca pensei nem ambicionei estar onde estou neste momento, no Comando, foi proposto na altura pelo antigo Comandante para assumir a função de Adjunto de Comando no ano de 2018/2019 e nunca pensei a vir a ser Comandante, confesso. O sentimento atual é de muita preocupação e de responsabilidade pelas as exigências que a Freguesia onde estamos inseridos nos exige.

L – Há quantos anos está nos Bombeiros?

T.M – Este ano, faz 21 anos que estou nos Bombeiros de Santo André, entrei para os Bombeiros, ainda no quartel antigo, no Bairro da Panteras, como Cadete, na altura com 15 anos.

L – Depois do trabalho desenvolvido durante anos como Segundo Comandante nos Bombeiros de Santo André, que objetivos já traçou para este novo desafio?

T.M. – Os objetivos traçados pelo Comando, a nível da parte operacional, passam por dotar os elementos do corpo ativo, com mais conhecimento específico neste caso, formação e progressão na carreira, para deste modo estarem mais capacitados para os desafios do dia a dia. Este é um processo evolutivo que estamos a alcançar aos poucos e poucos. No que diz respeito a parte institucional, trabalhamos diariamente para que os nossos operacionais tenham a sua estabilidade financeira (ordenados) em dia, só assim é que podemos cresces todos juntos para o melhor da associação e população.

 

Entrevista completa

Leme 836 – agosto de 2023