PSD preocupado com “emissão plena” de esgoto doméstico junto à Docapesca de Sines

Helga Nobre

A Concelhia de Sines do PSD está preocupada com a “emissão plena” de “um dreno de esgoto doméstico” que “há vários anos” descarrega “diretamente para o mar” junto à Docapesca e à praia Vasco da Gama, mas o Município diz que existe um projeto para resolver o problema.

Segundo o PSD, em comunicado, entre “a parte oeste da doca, frente ao Forte do Revelim, até ao pontal, na parte sul da praia, existem alguns drenos de esgotos domésticos, parte deles em plena praia, supostamente como recurso para eventuais descargas em situações de emergência”.

“Acontece que o dreno que se situa na Docapesca está em emissão plena, constante e, ao que parece, há vários anos, descarregando diretamente para o mar”, apontou.

De acordo com os sociais-democratas, por estar “situado numa zona de acesso restrito, nem toda a gente se apercebe desta situação grave em termos ambientais e de saúde pública, uma vez que está contíguo à praia Vasco da Gama, zona balnear com Bandeira Azul”.

Para a Concelhia social-democrata, compete à Câmara Municipal de Sines “pôr termo a esta deplorável situação”.

“O Município participa e promove conferências e outros eventos sobre a defesa do meio ambiente e o combate à poluição marinha, mas nada faz para resolver esta situação grave, perigosa do escandalosa que depende, acima de tudo, de si próprio”, lê-se na nota.

Ainda no entender do PSD, “caberá a outras entidades a eventual responsabilidade de contribuir para uma solução rápida e eficaz, em defesa da saúde pública e da preservação do meio ambiente, nomeadamente Delegada de Saúde, Agência Portuguesa do Ambiente e Direcção-Geral das Pescas”.

Contactado pelo jornal O Leme, o Presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, reconheceu que é “um problema que está identificado, que persiste há várias décadas e que já foi feito um levantamento para tentar encontrar uma solução”.

“Sines tem por baixo das habitações um grande túnel por onde passa grande parte dos esgotos da parte antiga da cidade. Temos duas meias canas numa parte antiga da cidade, uma que leva os pluviais e outra que leva os esgotos, que estão num túnel por baixo da cidade”, explicou.

Segundo Nuno Mascarenhas, o Município adjudicou “há cerca de dois anos um trabalho que foi realizado por uma empresa espanhola para fazer o levantamento de tudo aquilo que existe por baixo da nossa cidade”.

“Fizemos esse levantamento para perceber porque é que isso acontece. Quando há entupimentos, quando há muitas chuvas ou existem outros problemas essas duas drenagens confundem-se e acabam por sair na Ribeira, mas é um problema que está identificado”, frisou.

De acordo com o Autarca, uma das soluções para resolver este problema junto à Docapesca passa pela criação de “uma nova Estação Elevatória junto ao Centro Cultural Emmérico Nunes”. “Estamos empenhados em resolver o problema que não é muito simples. Tem uma complexidade enorme, mas o importante é que esse trabalho seja feito o mais rapidamente possível”, garantiu.

Leme 836 – agosto 2023