EnergyCon quer criar Comunidade de Energia Renovável em Ermidas-Sado

A empresa de serviços energéticos EnergyCon quer avançar com uma Comunidade de Energia Renovável (CER) em Ermidas-Sado, no Concelho de Santiago do Cacém, para criar uma dinâmica de partilha de energia.

Num encontro promovido na sala de sessões da Junta de Freguesia de Ermidas-Sado, no passado mês de junho, responsáveis da empresa explicaram os objetivos e as mais-valias da constituição de uma CER para as empresas e particulares.

“Seja aqui em Ermidas-Sado ou em qualquer outro ponto do país as vantagens de uma CER passam pela descentralização de energia e a partilha de energia”, destacou Carmem Ramos.

Segundo os responsáveis, esta comunidade tem como vantagem a possibilidade de compra e venda local de energia renovável mediante a instalação de painéis solares em locais como parques de estacionamento, fachadas ou no solo.

“A energia produzida pode ser utilizada para autoconsumo da empresa e o excedente pode ser vendido a preços competitivos, ou se a empresa produzir e não for suficiente pode comprar a energia à CER a um preço inferior à rede”, explicaram.

Além da redução das faturas energéticas, a empresa destaca o papel das comunidades no processo de descarbonização da indústria com a aposta na “produção de energia verde”.

Para entrar na comunidade, o cliente pode optar por investir na aquisição de uma Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) ou estabelecer uma parceria que permita à EnergyCon investir no sistema fotovoltaico, com base num estudo de viabilidade de negócio.

“Para integrar a comunidade não há qualquer tipo de investimento, basta querer aderir e sujeitar-se às questões contratuais. De resto, ou o cliente investe na própria UPAC ou investimos nós, sendo que o cliente não precisa de fazer uma UPAC connosco, pode fazê-lo com outra entidade do depois integrar a comunidade, assim como quem já tenha uma UPAC pode integrar a comunidade”, especificou Carmem Ramos.

Compete à EnergyCon gerir esta CER e estabelecer os critérios desta comunidade.

 

Leme 836 – Agosto de 2023