Mensagem de D. João Marcos, Bispo de Beja

Caros diocesanos:

Encham-se de jubilo os vossos corações e deem glória a Deus nosso Pai que nos ama tanto. Às portas da Semana Santa deste ano de 2024, o Senhor concede-nos uma prova evidente da sua solicitude amorosa por este seu povo da diocese de Beja.

Tenho a alegria de vos comunicar que hoje às 12:00 de Roma (11:00 em Portugal), foi publicado o nome do meu sucessor, o novo bispo de Beja: É o senhor D. Fernando Maio de Paiva, até agora pároco da paróquia da Anunciada, na cidade e diocese de Setúbal.

Nascido a 26 de Novembro de 1962, em Oliveira (São Pedro do Sul), distrito e diocese de Viseu, o senhor D. Fernando de Paiva, antes de entrar no seminário de Almada, obteve a licenciatura em Engenharia Eletrotécnica no Instituto Superior Técnico de Lisboa, tendo trabalhado posteriormente como profissional independente na área da Engenharia e como Professor. Frequentou os estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Diocesano de São Paulo de Almada, tendo obtido a licenciatura em Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, em 2004. Foi ordenado presbítero a 10 de Abril de 2005, sendo incardinado na diocese de Setúbal. Obteve o mestrado em Filosofia da Religião e Fenomenologia Religiosa, na Faculdade de Ciências Humanas da UCP em 2013.

Alegremo-nos irmãos por este bom pastor que o Senhor nos oferece. E, desde já, disponde-vos para o receberdes com a aclamação: Bendito o que vem em nome do Senhor! Sim, ele vem em nome e com o poder do único Bom Pastor, que é Deus, para vos apascentar.

A data da sua ordenação episcopal e da sua tomada de posse serão anunciadas em breve. Esse será um dia de grande festa para todos nós. A partir de agora e até essa data continuarei a servir-vos como administrador apostólico da diocese de Beja.

Abraço-vos muito cordialmente no Senhor, sobretudo aos padres e diáconos que ao longo destes últimos anos foram expressão do meu serviço a todos vós.

+ João Marcos, administrador apostólico de Beja

Leme site