Fátima Moita
O Padre José Fernandes Pereira, nasceu dia 22 de setembro de 1939, na Freguesia de Valdreu, Concelho de Vila Verde, Arquidiocese de Braga. Entrou no Seminário Menor (Seminário de Nª Sª Conceição), em outubro de 1952. Em 1956, esteve no Seminário Conciliar e de Santiago onde se formou em filosofia.
No ano de 1960 vem para Beja e em 1964 é ordenado Padre por D. António Cardoso Cunha, Bispo Auxiliar de Beja. Nesse mesmo ano foi nomeado por D. António Cunha, para Alfundão, Peroguarda e Ferreira do Alentejo, onde também foi professor, dava aulas de história e moral, no Externato Nun’Álvares.
Em janeiro de 1974, por nomeação da Comissão Episcopal das Migrações, partiu para a Diocese de Nelson, na Colúmbia Britânica, Canadá, com a responsabilidade pastoral dos portugueses dessa Diocese. Nessa altura residia em Oliver/Osooyos junto à fronteira do estado de Washington (Estados Unidos).
Em outubro de 1978 foi para Dortmund (Alemanha), como Pároco e onde ajudou a restaurar o Centro Paroquial, permaneceu nessa cidade até 1987.
Nesse ano de 1987 a convite de D. Manuel Falcão, Bispo de Beja, veio para Sines e dirigiu o Stella Maris (Apostolado do Mar). Em 1988, foi professor no Liceu, em Santiago do Cacém e no Colégio de Nª. Srª da Graça, em Vila Nova de Milfontes durante alguns anos.
Em outubro de 1992 representou Portugal no Congresso Internacional do Apostolado do Mar, em Houston, Texas-Estados Unidos da América.
Em setembro de 1994, assume a Paróquia de Sines e Porto Covo. Em 1998 e 1999, esteve a colaborar na construção de uma Residência/Centro Paroquial, junto ao Stella Maris, em Sines. Também na mesma altura foi construído o Infantário “O Pintainho”, com a colaboração da Cáritas Paroquial de Sines.
Esteve em Sines como Pároco até outubro de 2015, vindo nesse ano para Santo André, como Vigário para colaborar com o Padre Abílio, onde permaneceu até maio de 2024.
Ao longo da sua caminhada, o Padre Pereira teve muitas experiências e provas e comunicou com muita gente de várias culturas, foi uma experiência enriquecedora.
Segundo um texto que tivemos acesso escrito pelo Padre Pereira onde retiramos estas frases: “ao longo da caminhada, houve experiências muito dolorosas, mas Deus deu-me força para não desanimar, para ir em frente, para progredir…Na estampa comemorativa da ordenação, mandei escrever «sei em quem depositei na minha confiança (“Tim 1,12). Valeu a pena…”e a concluir o mesmo texto escreve ”é grande a felicidade do ser Padre. Nunca o troquei ou trocaria por nada deste mundo! Obrigado ó Mãe Virgem Maria! Obrigado, Senhor!”
Missa e Jantar de Homenagem ao Padre José Fernandes Pereira
No passado dia 16 de maio, os paroquianos de Sines e Santo André prestaram uma homenagem sincera ao Padre José Pereira, que dedicou seu tempo e serviço à comunidade de Sines e Santo André.
Durante os anos de 2015 a 2024, o Padre Pereira desempenhou as funções de Vigário na Paróquia Santa Maria, em Vila Nova de Santo André, ajudando o Padre Abílio. A sua dedicação à fé e ao bem-estar das pessoas foi digna de reconhecimento.
Na missa realizada em sua homenagem, o Padre Abílio expressou sua gratidão por esse período significativo em Santo André. Durante a celebração, foram lidas quadras dedicadas a ele, pela Cáritas Paroquial de Santo André, destacando sua generosidade e compromisso com a comunidade. Além disso, os paroquianos de Sines e Santo André ofereceram uma samarra como símbolo de apreço e uma recordação do Alentejo, onde viveu durante muitos anos.
Após a missa, todos se reuniram para um jantar de confraternização, organizado pelo Grupo de Peregrinos Santa Maria, no Salão dos Bombeiros Voluntários de Santo André, partilhando momentos de alegria e gratidão. Foi uma oportunidade para ouvir histórias, lembranças e agradecer por sua vida dedicada a esta comunidade.
No dia 17, também em Vila Nova de Santo André, mais de uma dezena de Padres amigos também lhe prestaram uma homenagem com a celebração Eucaristica, seguido de um almoço na Paróquia Santa Maria.
O Padre Pereira, agradeceu a todos paroquianos presentes, Padre Abilio e restantes Padres o carinho e a amizade que tiveram por ele durantes todos estes anos.
Leme 854
Leme site