Votar é sempre importante, seja a nível local, nacional ou europeu. A cada cinco anos, as cidadãs e os cidadãos da UE elegem deputado(a)s para o Parlamento Europeu. Nas eleições europeias, as cidadãs e os cidadãos dos países da União Europeia (UE) elegem o(a)s deputado(a)s que o(a)s representarão no Parlamento Europeu.
O Parlamento Europeu é a única assembleia transnacional do mundo eleita por sufrágio direto. O(a)s deputado(a)s do Parlamento Europeu representam os interesses de todos os cidadãos da UE a nível europeu. Em junho de 2024, vão ser eleito(a)s 720 eurodeputado(a)s.
O(a)s eurodeputado(a)s trabalham em nome de todas essas pessoas, debatendo, formulando e aprovando leis sobre as questões essenciais para o nosso quotidiano. O Parlamento defende a liberdade, a igualdade e o Estado de Direito em toda a UE e promove a democracia e os direitos humanos em todo o mundo. Elege o ou a Presidente da Comissão Europeia e certifica-se de que as instituições da UE estão a fazer bem o seu trabalho. O(a)s eurodeputado(a)s decidem como deve ser gasto o dinheiro da UE e aprovam o seu orçamento.
O número de eurodeputado(a)s eleito(a)s por cada país da UE é acordado antes de cada eleição e baseia-se no princípio da proporcionalidade degressiva, o que significa que cada deputado(a) de um país maior representa mais pessoas do que um(a) deputado(a) de um país mais pequeno. O número mínimo de eurodeputado(a)s de cada país é seis e o número máximo é 96.
O número de eurodeputado(a)s eleito(a)s em cada país nas eleições europeias de 2024 é Alemanha 96; França 81; Itália 76; Espanha 61; Polónia 53; Roménia 33; Países Baixos 31; Bélgica 22; Grécia 21; Chéquia 21; Suécia 21; Portugal 21; Hungria 21; Áustria 20; Bulgária 17; Dinamarca 15; Finlândia 15; Eslováquia 15; Irlanda 14; Croácia 12; Lituânia 11; Eslovénia 9; Letónia 9; Estónia 7; Chipre 6; Luxemburgo 6; Malta 6.
Vote porque – Votar, é um direito e um dever civico
Fonte: https://elections.europa.eu/pt/why-vote/
Leme site