Sines poderá receber fábrica chinesa de baterias para automóveis elétricos

A fábrica de baterias para automóveis elétricos, que a empresa China Aviation Lithium Battery Tecnology (CALB) pretende criar em Portugal está projetada para o Concelho de Sines, revelou o Presidente da Câmara Municipal.

De acordo com Nuno Mascarenhas, que falava aos jornalistas após a assinatura de um memorando de entendimento entre a empresa e a aicep Global Parques, “Sines é uma das localizações privilegiadas pela CALB uma vez que temos aqui todas as condições, mas é apenas a primeira intenção que espero que se venha a concretizar no futuro”.

Para o Concelho de Sines “será uma boa notícia se o projeto se vier a concretizar, uma vez que estamos a concorrer com outras partes da Europa e, diria mesmo, do Mundo”, considerou o Autarca que não revelou valores, mas apontou para “um investimento significativo”.

“Para além dos investimentos portuários, na área dos cabos submarinos, da petroquímica, da química, temos aqui outras áreas, como a construção de uma fábrica de baterias que poderá ser muito útil no futuro para Portugal”, frisou.

Num comunicado à bolsa de valores de Hong Kong, a CALB revelou a assinatura de um memorando de entendimento com uma subsidiária da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

O acordo com a aicep Global Parques prevê a aquisição de “direitos de superfície, com o objetivo de montar uma fábrica de ponta mundial, altamente inteligente, informatizada e automatizada, com zero emissões de carbono”, disse a empresa.

A CALB “não assinou ainda um acordo legalmente vinculativo, pelo que a cooperação contemplada no memorando de entendimento pode ou não avançar”.

De acordo com Nuno Mascarenhas, “esta fábrica ocupará uma área de cerca de 100 hectares, mas como a AICEP Global Parques não tem esses hectares disponíveis, está a ser feito um trabalho paralelo para garantir terrenos para a instalação desta unidade industrial na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS)”.

“Daí estar-se a trabalhar já há alguns meses no sentido de disponibilizar uns terrenos que estavam a ser geridos por outras entidades, mas dentro do Plano de Urbanização da ZILS, que permitisse essa instalação”, explicou.

Segundo o Autarca, o Governo português, a Câmara Municipal de Sines e a aicep Global Parques, estão a “fazer um trabalho paralelo para passar esses terrenos o mais rapidamente possível para a gestão da aicep Global Parques”.

“A partir do momento em que os terrenos possam passar para a gestão da aicep Global Parques haverá condições para desenvolver o projeto e assinar os acordos definitivos”, observou.

 

Para Nuno Mascarenhas, a instalação desta fábrica em Sines será útil “não apenas a nível de exportação”, como poderá vir a garantir o fornecimento de baterias de lítio à empresa Autoeuropa, em Palmela.

“Não nos podemos esquecer que temos uma fábrica de automóveis em Portugal, a Autoeuropa, e quem sabe se um dia essas baterias não possam vir a ser usadas nesses mesmos carros”, sublinhou.

Questionado sobre o montante do investimento e dos postos de trabalho que poderão vir a ser criados, o autarca optou por “não avançar” para já “com essa informação”, remetendo para a empresa esse anúncio quando “o contrato definitivo estiver assinado”.

A empresa referiu ainda que a eventual instalação de uma fábrica em Portugal seria parte de uma estratégia para criar “bases industriais na Europa”.

Em dezembro de 2021, a CALB anunciou a assinatura de um acordo com a consultora alemã Drees & Sommer para planear a primeira fábrica na Europa, que poderia produzir, por ano, baterias com uma capacidade total de 20 GWh.

Segundo a China Automotive Power Battery Industry Innovation Alliance, uma associação industrial, a CALB foi em 2021 a terceira maior fabricante chinesa de baterias para automóveis elétricos.

Helga Nobre