NeoGreen Portugal investe mil milhões de euros e constrói unidade de hidrogénio em Sines

A NeoGreen Portugal, joint venture luso-canadiana entre  a NeoGreen Hydrogen Corp (Canadá) e a empresa portuguesa Frequent Summer S. A. assinou, no passado dia 14 deste mês, um contrato de reserva de direito de superfície de 10,5 hectares na ZILS, para investir mais de mil milhões de euros numa fábrica de hidrogénio ‘verde’.

De acordo com a aicep Global Parques, em comunicado, “a NeoGreen Portugal pretende investir mais de mil milhões de euros em Sines num projeto de um eletrolisador de mais de 500MW, para produção de hidrogénio ‘verde’ e combustíveis derivados”.

Para o Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, citado no comunicado, “este projeto vem corporizar a Estratégia Nacional para o Hidrogénio na constituição de um ‘Sines Hydrogen Valley’, concretizando a aposta do Governo em desenvolver a economia portuguesa com base numa dupla transição energética e digital.”

O responsável sublinhou, ainda, que “Sines está neste momento a consolidar, instalar ou atrair investimentos em Logística, Indústria & Energia e Telecomunicações das mais diversas geografias: Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Suíça, Holanda, Dinamarca, Polónia, Suécia, Reino Unido, Irlanda, Tailândia, Singapura, Malásia, China, Austrália, Brasil, EUA, e claro, Canadá“.

Por sua vez, o Presidente executivo da NeoGreen Hydrogen Corp., Chris Corson, referiu que a empresa, detentora de “um portfólio de projetos de hidrogénio verde em todo o mundo, está particularmente entusiasmada com a aliança entre as duas empresas”.

“Ter um projeto no coração da UE [União Europeia], que será um dos principais centros de procura de hidrogénio nos próximos anos, é estratégico para nós como empresa e esperamos construir essa oportunidade ao lado dos nossos parceiros da Frequent Summer”, sublinhou o responsável citado no mesmo comunicado.

Já o vogal do Conselho de Administração da Frequent Summer, empresa que desenvolve parques fotovoltaicos há mais de 20 anos em diversos países, Rogério Ponte, explicou que este projeto “é a continuação da aposta na inovação e no futuro de energias renováveis” e realçou “a sustentabilidade que este enorme projeto de H2V representa para a região de Sines e para Portugal”.

Por sua vez, o Diretor Executivo da aicep Global Parques, entidade gestora da ZILS, Filipe Costa, afirmou que “este prospetivo investimento de mil milhões de euros pela NeoGreen no Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines insere-se num ‘pipeline’ de projetos que somam cerca de 20 mil milhões de euros de investimento no horizonte de 2030”.

Segundo o responsável estão previstos “2.500 milhões de euros em logística marítima e terrestre, 12.500 milhões de euros em projetos industriais descarbonizados e circulares e 5.000 milhões de euros em telecomunicações, estações de amarração de cabos submarinos e centros de dados”.

Helga Nobre