Lagoas de Santo André e de Melides abertas ao mar a 27 de março

Arquivo
Lagoa de Santo André

A abertura artificial das lagoas de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, e de Melides, no concelho de Grândola, vai ser feita na tarde de segunda-feira. Os trabalhos, a cargo da Administração Regional Hidrográfica do Alentejo, decorrem com recurso a máquinas.

Lagoa de Santo André |Arquivo|

“A Lagoa de Santo André tem uma importante galeria de caniçais e outras espécies importantes nas suas margens e que são muito beneficiados com esta operação, que também favorece outros aspetos, nomeadamente promove a entrada de espéc ies novas de peixes, portanto é interessante também para a pesca”, explicou em declarações ao jornal O Leme Isabel Pinheiro, responsável do departamento de recursos hídricos do litoral da Administração Regional Hidrográfica (ARH) do Alentejo, integrada na Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A abertura artificial das lagoas de Santo André e de Melides é realizada geralmente no equinócio da primavera, numa data determinada pela ocorrência da maior amplitude das marés (mais baixa e mais alta no mesmo dia).

Este ano a abertura da Lagoa de Melides vai decorrer no mesmo dia da Lagoa de Santo André, algo que não costuma acontecer, até porque, neste caso, nem sempre é necessário recorrer a métodos artificiais para renovar as águas.

O artigo completo pode ser lido na edição em papel de 23 de Março de 2017, n.º 689