De volta à escola – Milhares de alunos voltam a encher os corredores dos estabelecimentos escolares do país

Setembro é um mês marcado pelos regressos, o regresso ao trabalho para os adultos e o regresso às aulas para os mais jovens. O novo ano lectivo está prestes a começar, milhares de alunos de vários graus de ensino, voltam a encher os corredores dos estabelecimentos escolares do país,  o começo das aulas acontecerá na terceira semana de setembro, entre os dias 13 e 16, desde o ensino pré-primário ao secundário.

A azáfama do regresso às aulas já se faz sentir. As famílias encontram as papelarias e supermercados com prateleiras cheias de material escolar e fazem contas para a compra dos manuais escolares. Para as administrações escolares a preparação começou ainda mais cedo, com a organização das matrículas, das turmas, etc.

Até ao dia 16 de Setembro as escolas dos Concelhos de Sines e Santiago do Cacém iniciam as aulas. Para os mais novos, há a oportunidade de rever os colegas e a alegria do cheiro a novos livros e cadernos.

Receção e início de aulas

No Concelho de Santiago, a receção aos alunos do Agrupamento de Escolas do Cercal do Alentejo está agendada para dia 14 de setembro, da parte da manhã. Após receção e boas-vindas por parte do Diretor do Agrupamento, Professor Tiago Canhoto, na sala polivalente da escola sede, seguir-se-á a entrega dos prémios de mérito respeitantes ao ano letivo 2021/2022. De seguida, os alunos serão encaminhados para a sala da respetiva turma e recebidos pelo Professor titular/Diretor de turma. As aulas neste Agrupamento têm início dia 15 de Setembro.

Em Santo André o inicio das aulas está programado para o dia 16 de setembro.

No Concelho de Sines, as aulas do Agrupamento começam no dia 15 de setembro para os alunos do 9° anos e dia 16 de setembro os restantes anos.

O Agrupamento de Escolas Prof. Arménio Lança irá iniciar as atividades letivas no dia 16 de setembro de 2022.

Recursos humanos

Quanto ao pessoal docente no Agrupamento do Cercal neste momento, continuam vagos os horários de Espanhol (Língua Estrangeira II – 3.º Ciclo) e de Tecnologias de Informação e Comunicação (2.º e 3.º Ciclos). No tocante ao pessoal não docente, falta colocar funcionários na 3.ª sala do Jardim de Infância, que abriu este ano letivo, e um assistente operacional na escola sede. “Tanto quanto sabemos, estas duas questões estão a ser tratadas pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém” informou Luis Santos, Diretor Adjunto do Agrupamento.

Manuela Teixeira, Diretora do Agrupamento de Escolas de Santo André refere que “ainda faltam alguns docentes para o início das aulas, assim como nos debatemos com um número insuficiente de não docentes nas escolas. Uns porque estão de baixa médica, outros porque se reformaram e ainda não foram substituídos”.

Segundo Bernardete Almeida, Diretora do Agrupamento de Escolas de Sines “neste momento temos todos colocados mas teremos que substituir docentes que já iniciaram com baixas médicas”.

Em Alvalade, estão colocados quase todos os docentes. “Faltam colocar dois docentes” diz a Direção do Agrupamento.

Número de alunos matriculados

Quanto a alunos matriculados, o Agrupamento do Cercal teve um aumento de 28 alunos em relação ao ano anterior, estão matriculados 278 alunos.

No Agrupamento em Sines o número mantém-se e vão frequentar 1450 alunos.

Em Santo André também houve um aumento de alunos em relação ao ano lectivo transacto, este ano estão cerca de 1600 alunos matriculados no Agrupamento.

Estão matriculados 403 alunos no Agrupamento de Alvalade.

Dificuldades

As dificuldades apontadas pelos Agrupamentos continuam a ser a falta de pessoal. Manuela Teixeira, da Direção do Agrupamento de Escolas de Santo André diz que “há falta de recursos humanos, sejam docentes, sejam não docentes”.

O Agrupamento do Cercal, “debate-se com a estabilidade do corpo docente e a falta de professores”, refere Luis Santos, da Direção do Agrupamento.

Novidades

Quanto a novidades, do Agrupamento do Cercal continua com a sua política de renovação de espaços (este ano, foi pintada a sala polivalente da escola sede). Com o aumento do número de crianças inscritas na Educação Pré-Escolar, abriu uma terceira sala no Jardim de Infância. Luis Santos adianta ainda que  “as Atividades de Enriquecimento Curricular do 1.º e 2.º anos serão dinamizadas peala empresa Tempos Brilhantes. O Agrupamento aderiu ao Projeto Maia, prevendo-se o reforço da avaliação formativa e concomitante melhoria das aprendizagens dos alunos”.

Já o Agrupamento de Sines, Bernardete Almeida informa “iremos apostar em 2 grandes prioridades, recuperação das aprendizagens ( que ficaram fragilizadas pela situação de pandemia que atravessamos) e saúde e bem estar dos alunos pessoal docente e não docente”.

A colocação de espaços de sombra em duas escolas do Agrupamento de Alvalade, são as novidades para este ano.

Máscaras

Este ano alunos e professores não serão obrigados a usar máscara.

O Agrupamento de Sines concorda com a medida.

Luis Santos, do Agrupamento do Cercal diz “cabe ao Ministério da Saúde tomar as decisões que entender, com base nos dados disponíveis e na opinião de técnicos especializados. Da nossa parte, estamos preparados para qualquer eventualidade, nomeadamente a implementação de medidas do plano de contingência. Contudo, enaltecemos o regresso aos horários letivos em vigor há 2 anos, sem obrigação de desfasamentos e bolhas entre turmas, e o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras e do Ensino@Distância, medidas que foram necessárias, mas que prejudicaram o processo de ensino aprendizagem.

Manuela Teixeira, do Agrupamento de Santo André, refere “são as normas da DGS que respeitamos, porém consideramos que durante o inverno, por precaução, todos os que tenham sintomas gripais [tosse, espirros, febre, entre outros} deveriam usar máscara por prevenção”.  A Diretora aconselha “a todos os Encarregados Educação que não enviem para a escola os seus educandos com qualquer sintomatologia semelhante à gripe de forma preventiva para que evitar contágios”.  O Agrupamento de Alvalade concorda que se cumpram as indicações emanadas pelo Ministério da Saúde.

A Direção do Agrupamento de Escolas de Alvalade lembra que “este ano é o primeiro em que as competências da educação foram transferidas para o Município. Tudo irá correr bem, pois o que importa é assegurar o interesse e bem estar dos alunos”.

Calendário Escolar

1º período do ano letivo 2022/2023 terá início entre 13 e 16 de setembro de 2022 e marca o arranque do calendário escolar depois dos longos meses de verão. Este ano, o calendário volta à configuração que dispunha antes da pandemia.As aulas do 1º período prolongar-se-ão até ao dia 16 de dezembro de 2022 e, em seguida, os alunos têm direito às tão esperadas férias de Natal e fim de ano.

Após as festividades, o 2º período letivo começa numa terça-feira, a 3 de janeiro de 2023. Por sua vez terminará a 31 de março de 2023. Se no ano passado as férias escolares de carnaval foram suspensas devido à pandemia, este ano os alunos, pais e escolas poderão descansar entre os dias 20 e 22 de fevereiro (de segunda a quarta, que na totalidade correspondem a 5 dias de descanso se somarmos o fim de semana). Uma mais valia para quem quer tirar férias no Carnaval e fazer muitas brincadeiras com miúdos.

3º período letivo para o ano de 2022/2023 inicia-se a 17 de abril, segunda-feira, logo após as celebrações da Páscoa. Relativamente à data em que o calendário escolar 2022/2023 termina, tudo dependerá do ano de escolaridade. Assim 7 de junho para  9.º ano, 11.º e 12.º anos de escolaridade; 14 de junho para 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade e 30 de junho para Educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico.

 

Fátima Moita