Com Saúde: A falta de tempo e as nossas escolhas alimentares

Vanessa Flor da Rosa, Nutricionista

Todos nós já utilizámos a falta de tempo como desculpa para as escolhas alimentares menos saudáveis.

Por vezes saímos de casa à pressa, sem tempo de tomar o pequeno-almoço, mas, na verdade, nada nem ninguém nos obriga a parar na pastelaria da esquina e a optar por torradas com manteiga e galão ou por bolos. Solução: ter no frigorífico iogurtes e fruta da época, que é só pegar e levar!

Quando a preguiça do dia anterior não nos permitiu preparar a marmita e temos de ir almoçar fora, não somos obrigados a comer pizza ou hambúrgueres (ou outras refeições de fast food semelhantes) ou pratos mega-calóricos. Nos restaurantes podemos sempre optar por confecções culinárias simples, tal como os grelhados, acompanhados de salada ou legumes cozidos. Ah, e ninguém o obriga a comer a sobremesa!

A falta de tempo para lanchar não é um livre trânsito para devorar o pacote das bolachas que está guardada na gaveta da secretária ou para ir à pastelaria da esquina buscar um rissol ou um croissant. Que tal optar por alimentos como iogurtes, fruta, frutos secos (nozes, amêndoas, amendoins), ovo cozido…são práticos e nem suja as mãos!

Chegar a casa depois de um dia de trabalho cansativo, não serve de desculpa para se afundar no sofá a empanturrar-se com tudo o que encontra na despensa e/ou frigorífico. Se tiver em casa alimentos como atum em conserva de água, sobras de frango ou peru grelhado e legumes, pode sempre fazer uma mega salada com uma boa fonte de proteína. Bem mais saudável e bem mais saciante do que muitos dos alimentos que costuma comer nessa altura do dia, certo?

Até quando vai usar a “falta de tempo” para as suas (más) escolhas alimentares?