Maio – Mês do coração

Durante o mês de Maio é habitual a promoção de atividades que alertem a população para o impacto da problemática das doenças cardiovasculares na sua qualidade de vida, bem como, a necessidade de adotar medidas que permitam prevenir o seu aparecimento, através de hábitos de vida saudáveis (alimentação saudável, atividade física e controle do stress).

Para que esta mensagem chegue a toda a população do concelho, a UCC de Santiago do Cacém promove uma campanha durante este mês, com a intenção de sensibilizar para a adoção de estilos de vida saudáveis, nas várias freguesias.

Existem muitas patologias relacionadas com o coração, uma delas, é a insuficiência cardíaca, condição de saúde grave, frequentemente incapacitante, que ocorre quando o coração tem dificuldade em bombear o sangue para todos os órgãos do corpo de forma adequada.

Esta doença cardiovascular pode afetar pessoas de várias faixas etárias, mas a sua prevalência aumenta com a idade, sobretudo a partir dos 65 anos. Existem vários graus de gravidade, pelo que é fundamental travar a sua progressão, numa fase tão inicial, quanto possível.

Na tentativa de controlar o agravamento/progressão desta doença, a UCC de Santiago do Cacém iniciou em Março um programa destinado a pessoas com esta patologia e também DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica), designado por “Pulmão e Coração Fortes”. Uma vez que trata de patologias com sintomas muitas vezes semelhantes, que frequentemente afetam a mesma pessoa. O objetivo deste programa é minimizar a sintomatologia; maximizar a capacidade para o esforço através da prática de exercício físico. E assim, promover a autonomia da pessoa, aumentar a sua participação social e cultural, bem como a sua qualidade de vida global, efetuar mudanças a longo prazo promotoras de bem-estar, nomeadamente, a diminuição de episódios de agravamento da doença, com a necessidade de recurso a internamento e cuidados de saúde hospitalares. Pretende-se ainda, contribuir para a melhoria do conhecimento e da literacia em saúde.

Leme 831 – Maio 2023