Câmara Municipal de Alcácer do Sal assina contrato com ULSLA que viabiliza a construção de um novo Polo de Saúde em Santa Susana

O Município de Alcácer do Sal vai avançar com a cedência gratuita de um terreno, sito em Santa Susana, viabilizando a construção de um futuro Polo de Saúde naquela localidade.

A assinatura do contrato promessa entre a Câmara Municipal e a Unidade Local de Saúde Litoral Alentejano (ULSLA) foi efetivada na tarde de ontem (10 de abril de 2023), no teatrinho de Santa Susana. Marcaram presença na cerimónia o presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, e os vereadores Ana Luísa Soares, Manuel Vítor de Jesus e Vera Letras, tendo também estado presentes a presidente do conselho de administração da ULSLA, Catarina Filipe, o vogal executivo do conselho de administração da ULSLA, Pedro Ruas, e a secretária da União das Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana, Rosário Vitória.

O presidente Vítor Proença reiterou que “na construção da nova extensão de saúde, o Município de Alcácer quis sempre ser parte da solução”, com a “noção de que não tinha obrigatoriedade de o fazer”, mas que o faz “voluntariamente, em benefício da população de Santa Susana”. Na sua intervenção, a presidente do conselho de administração da ULSLA, Catarina Filipe, reconheceu o “empenho dos Municípios, em particular o de Alcácer do Sal, pelo trabalho feito nos últimos anos em parceria com a ULSLA, em prol das populações”.

O futuro Polo de Saúde da aldeia vai ser instalado na Rua da Eira, perto da antiga Escola Primária e do campo Polidesportivo da aldeia, prevendo-se que a construção, em estrutura modular, inicie no próximo mês de maio e termine já em setembro deste ano. Este é um importante investimento, viabilizado pela Câmara Municipal de Alcácer após pressão sobre a Unidade Local de Saúde, antecipando-se desta forma ao Ministério da Saúde. A obra já está adjudicada pela ULSLA a uma empresa externa, sendo que os arranjos exteriores ficam depois a cargo do Município de Alcácer. Esta é uma intervenção que carece ainda de candidatura no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Este imóvel vem responder à carência de equipamentos que existe atualmente, com mais incidência nas localidades rurais, habitadas pelas populações maioritariamente envelhecidas. A construção do Polo de Saúde em Santa Susana é de extrema importância na oferta de cuidados de saúde primários, assim como na prevenção ou até cura de doenças comuns, proporcionando à comunidade mais e melhor qualidade de vida, principalmente na população mais idosa.