IEFP recebe, em Vila Nova de Santo André, equipa que representou Alentejo no Campeonato Nacional das Profissões

Helga Nobre

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) recebeu, no passado dia 24 deste mês, em Vila Nova de Santo André, a equipa que representou o Alentejo no 45.º Campeonato Nacional das Profissões.

Na última edição, que decorreu entre 07 e 12 deste mês, em Portimão (Faro), a equipa do Alentejo, constituída por 38 concorrentes, 34 jurados e quatro chefes de equipa, obteve “o melhor resultado de sempre, conquistando seis medalhas de ouro, duas de prata, seis de bronze e sete de excelência”, disse, em comunicado, a Delegação Regional do Alentejo do IEFP.

“O Alentejo tem vindo a fazer um trabalho que se pretende cada vez mais profissional nesta questão dos campeonatos, embora seja muito importante referir que o que verdadeiramente importa é a formação profissional e a qualidade que ela tem e os campeonatos são a melhor montra para mostrar o que de melhor se faz neste campo”, frisou o Delegado Regional do Alentejo do IEFP, Arnaldo Frade.

Em declarações aos jornalistas, à margem da cerimónia, o responsável defendeu que, na região do Alentejo, o IEFP tem tido “a preocupação de formar as pessoas no sentido de poderem ter uma transição para o mercado de trabalho”.

“Mas também temos tido a preocupação para que a nossa equipa nos campeonatos está capacitada para demonstrar que está capacitada para concorrer com os melhores. Este ano, ao contrário das edições anteriores, mercê de um trabalho mais apurado ao nível da preparação técnica dos formadores e psicológica dos trabalhadores do IEFP permitiu melhorar em muito a nossa performance”, afirmou.

Durante o “SkillsPortugal”, que contou com a participação de 360 concorrentes de todo o país, oriundos de diferentes operadores de educação e formação, 290 jurados e outros técnicos e formadores, 100 empresas e várias entidades patrocinadoras e 55 profissões, a região do Alentejo “obteve ainda a medalha de ouro que distingue o campeão dos campeões de toda a edição, atribuída a um jovem do Alentejo Litoral”, referiu o IEFP.

João Pereira, de 24 anos, residente em Vila Nova de Santo André, destacou-se com a construção de “um estabilizador vertical de um ultraleve” ao longo dos três dias de competição.

“Tive dias mais puxados, outros mais tranquilos, mas ainda demorou um tempo” a concluir o projeto, contou o jovem que, atualmente, exerce funções na empresa Lauak, em Grândola.

Para conseguir arrecadar o prémio, João Pereira, preparou-se com treinos semanais, aos domingos, com o formador Diamantino Mendes, a “praticar várias técnicas para chegar à prova, dar o meu melhor e conseguir a medalha de ouro”.

Na cerimónia, que decorreu no Serviço de Formação Profissional de Vila Nova de Santo André do IEFP, foram entregues certificados e diplomas aos participantes e aos medalhados que poderão representar Portugal no Campeonato Europeu das Profissões, em setembro, em Dgdánsk (Polónia) e no Campeonato Mundial das Profissões, em Lyon, França, em setembro de 2024.

Os Campeonatos Nacionais das Profissões, SkillsPortugal, são um evento dirigido a jovens profissionais que é organizado pelo IEFP.