Santiago do Cacém com 10 milhões de euros para obras nas quatro Freguesias do Concelho

Helga Nobre

A Câmara de Santiago do Cacém tem em curso obras em quatro Freguesias do Concelho que envolvem um montante global superior a 10 milhões de euros, com apostas na requalificação urbana e nos equipamentos culturais.

“Entre as grandes empreitadas que estão em curso e outras obras que vão arrancar, ainda este mês, estamos a falar de um investimento superior a 10 milhões de euros, algo que nunca tinha acontecido em simultâneo no Concelho, disse o Presidente do Município, Álvaro Beijinha (CDU).

Isto deve-se à “elevada taxa de execução dos fundos comunitários, no âmbito do Alentejo 2020, que permite ao Município avançar já para outras obras, com a expectativa de que [estas] venham a ser financiadas no âmbito do futuro quadro comunitário”, indicou.

Segundo o Autarca, na área da regeneração urbana, Santiago do Cacém foi “o primeiro Município do Alentejo a atingir a taxa máxima de execução”.

Também no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, o Concelho de Santiago do Cacém foi o que teve “a maior taxa de execução no que respeita ao pacote de financiamento de equipamentos culturais e educativos”, adiantou.

“O dinheiro que não foi investido noutros Municípios do Alentejo é aproveitado por aqueles que executaram mais e por isso tivemos notícia de que vamos receber quase dois milhões de euros para financiar obras, algumas que até já estão concluídas e outras em curso”, frisou o Autarca.

A construção da Loja do Cidadão, em Santiago do Cacém, num investimento de 1,6 milhões de euros, englobando a Autoridade Tributária, Segurança Social e o Espaço Cidadão e cuja conclusão está prevista para outubro deste ano, é uma das obras em destaque.

Já na Freguesia de Santo André está a ser requalificado o espaço público do Bairro dos Serrotes, em Vila Nova de Santo André, num investimento de 1,8 milhões de euros, para “criar melhores condições de mobilidade aos peões, novos espaços verdes e mais qualidade de vida aos seus residentes”.

“Há 40 anos que o Bairro existe e nunca foi feita uma intervenção de fundo neste espaço público”, reconheceu o Autarca, acrescentando que “a obra vai obrigar ao abate de 90 árvores que não se adequam ao meio urbano e criavam problemas diversos sendo, em contrapartida, plantadas mais de 140 árvores”.

A requalificação e ampliação do Parque Empresarial de Santo André, no montante de cerca de 2,5 milhões de euros, é outra das obras em curso e vai “disponibilizar algumas dezenas de lotes” para atrair investimento, no seguimento dos projetos industriais em curso no Concelho vizinho de Sines.

“Tendo em conta a nossa proximidade a essa plataforma industrial e portuária, há aqui uma oportunidade para o Concelho de Santiago do Cacém e, em particular, para a cidade de Vila Nova de Santo André, que quisemos agarrar”, salientou o Autarca.

Na área da cultura, o Município apostou na requalificação dos edifícios do antigo Cineteatro Vitória, na Freguesia de Ermidas-Sado, num investimento de 1,4 milhões de euros, e do Cinema, em Alvalade, no valor de um milhão de euros.

Além deste conjunto de obras, a Autarquia prevê avançar, ainda este mês, com a requalificação do Jardim Municipal de Santiago do Cacém e zona envolvente, num investimento de 1,8 milhões de euros.

Obras de 2,4ME fazem ‘renascer’ dois equipamentos culturais em Santiago do Cacém

O Município prevê concluir, no segundo trimestre deste ano, a requalificação de dois equipamentos culturais, que terão uma capacidade superior a 370 lugares, num investimento de 2,4 milhões de euros.

“Trata-se de dois espaços multiculturais que vão garantir uma oferta nas mais diversas vertentes, seja na música, no teatro ou nas exposições às populações de duas Freguesias do interior do Concelho”, explicou Álvaro Beijinha.

A obra de requalificação do edifício do antigo Cinema de Alvalade, cuja conclusão está prevista para “o próximo mês de maio”, num investimento de um milhão de euros, com financiamento comunitário, prevê, além da construção de um balcão, a criação de 140 lugares amovíveis no salão principal, camarins, salas para exposições e um pequeno anfiteatro no exterior.

“Esta era uma necessidade que a Freguesia de Alvalade tinha, depois de a Câmara ter adquirido o equipamento, no final dos anos 80. Quando estiver concluído será um espaço voltado para a comunidade e, por isso, queremos criar parcerias e sinergias para a sua dinamização cultural”, explicou.

Apesar de Alvalade ter “menos de duas mil pessoas é necessário combater as assimetrias entre as Freguesias do Litoral e do Interior do Concelho, realçou o Autarca, defendendo que os habitantes têm direito a um espaço em condições e acesso à cultura”.

Já o projeto de requalificação do antigo Cineteatro Vitória, em Ermidas-Sado, um investimento de 1,4 milhões de euros, que estará concluído em junho, prevê a criação de 234 lugares, incluindo cinco para pessoas com deficiência, assim como a construção de um balcão, camarins, salas para diversas atividades culturais e um anfiteatro no exterior.

“Conseguimos aproveitar um edifício que diz muito à população de Ermidas-Sado”, disse.

O edifício “foi cedido por um privado à Associação Grémio que, por sua vez, celebrou um protocolo com o Município para podermos recuperar este espaço e fazer a sua gestão e dinamização”, frisou.

“Será um espaço multicultural onde poderão ser dinamizadas diversas atividades”, indicou o Autarca, acrescentando que “o futuro equipamento será um espaço de dinamização de práticas sociais, artísticas e culturais locais”.

“Não vamos ter aqui, seguramente, ‘elefantes brancos’ após a recuperação destes edifícios, que vão ter de ser ‘alimentados’ do ponto de vista da dinâmica local e a Câmara, que tem aqui o papel mais importante, contará com o dinamismo associativo para aproveitar ao máximo um espaço que estará ao serviço da população local”, assegurou.

O Autarca revelou ainda que o Município está também “a trabalhar num projeto para criar um espaço semelhante na Freguesia de Cercal do Alentejo, recuperando um edifício antigo, com o objetivo de criar uma rede de equipamentos culturais bastante significativa”.