Sistema ‘call back’ já funciona em todos os Centros de Saúde do Litoral Alentejano

Helga Nobre

O novo Sistema de Atendimento e Resposta Ágil (SARA), que entrou em funcionamento, no passado dezembro, em todos os Centros de Saúde do Litoral Alentejano, vai permitir reduzir “os constrangimentos no contacto telefónico” com as Unidades de Saúde.

“Era um problema que o Litoral Alentejano tinha e a implementação deste sistema nesta região será uma mais-valia para fazer face aos constrangimentos no contacto telefónico, principalmente nos cuidados de saúde primários”, explicou a Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), Catarina Filipe.

De acordo com a responsável, entre “80 a 90% das reclamações nos cuidados de saúde primários da região do Litoral Alentejano diziam respeito à dificuldade no contacto telefónico com as Unidades”.

O sistema permite devolver chamadas não atendidas e facilita o acesso dos utentes aos cuidados de saúde primários, evitando deslocações desnecessárias.

A partir de agora, “o utente liga para a unidade, utilizando o mesmo número, vai ter um automatismo que o vai guiar nas opções que deve escolher e depois vai para uma lista de espera das administrativas das várias unidades que, ao longo do dia, vão respondendo às chamadas telefónicas”, indicou.

Com isto, a ULSLA irá “conseguir diminuir o número de reclamações, além de evitar a deslocação dos utentes às unidades de saúde para marcação de consultas ou renovação de receitas”, estimou Catarina Filipe.

“Este sistema só se aplica nas unidades de cuidados de saúde personalizados e familiares, porque a Saúde Pública e as Unidades de Cuidados Continuados estão fora deste processo”, acrescentou.

Numa comunicação publicada na página oficial da rede social Facebook, a unidade local indicou que a “aplicação substitui o atendimento presencial por uma gravação que coloca à disposição do utente um conjunto de opções, tais como marcação de consulta do dia ou consulta programada ou renovação de receitas, entre outros”.

“Quando a opção é selecionada pelo utente, a aplicação procede então à gravação do número que fez o contacto, gerando depois uma tarefa, ordenada pela hora da chamada e pelo motivo”, é referido na nota.

A aplicação já está a funcionar em todos os centros de saúde do Litoral Alentejano.

Leme site/845