Editorial: Povo valente

Abílio Raposo
Diretor

Por Abílio Raposo, diretor

Nestes dias muito temos ouvido falar sobre a eleição do novo presidente do Eurogrupo. Quem será? Quem se candidata? Quem apoia quem? São muitas a s perguntas que surgem no horizonte.

E não foi de estranhar que o nome de um português surgisse entre os melhores cotados para um cargo de grande importância. Não foi de estranhar para aqueles que sabem da nossa História e dedicação internacional. Nós somos de facto tão bons como quaisquer outros de outras nações.

Mas há portugueses que nunca encontram ninguém em Portugal capaz para desempenhar tão altos cargos. Dizem: Isso não é para nós. Como não é para nós?!? Nós não somos os coitadinhos da Europa e isso está provado; pela nossa história passada. Somos aventureiros. Avançámos pelos mares fora sem saber onde iria ter. Construímos um império. Ao longo da História tivemos grandes homens que se distinguiram nas várias áreas do saber e do poder.

Na nossa história passada, homens como Santo António, o Papa João XXI, também conhecido Pedro Hispano, eram portugueses que influenciaram o mundo com o seu conhecimento e governo.

Artigo completo disponível na edição em papel de 07 de dezembro de 2017, n.º 705