Junta garante transporte semanal da população entre Deixa-o Resto e Santo André

Helga Nobre

A Junta de Freguesia de Santo André garante, desde o início deste mês, um serviço de transporte, entre as localidades de Deixa-o-Resto e Vila Nova de Santo André, para colmatar a falta de transportes públicos nesta zona rural do Concelho de Santiago do Cacém.

“O objetivo é dar resposta à ausência de transportes daquela zona rural da nossa Freguesia até à cidade de Vila Nova de Santo André, porque desde a privatização da Rodoviária Nacional que os moradores de Deixa-o Resto ficaram privados do acesso ao transporte coletivo, explicou o Presidente da Junta de Freguesia, David Gorgulho.

A medida foi implementada após uma reunião ocorrida, em 21 de março, com a população local e visa colmatar as dificuldades dos residentes nesta zona, em particular os mais idosos, em deslocar-se em segurança.

De acordo com o Autarca, a falta de transportes públicos “causa um transtorno enorme aos residentes, em particular aos mais idosos que têm necessidade de ir às compras, ao Centro de Saúde e a outras repartições em Vila Nova de Santo André”.

Para isso, “acabam por fazer uma caminhada perigosa a pé até à estrada que liga Santiago do Cacém a Santo André para aí apanhar o autocarro”, lamentou o Autarca, acrescentando que “estas pessoas percorrem uma distância de mais de um quilómetro em condições que não são seguras”.

“Sabemos que há várias pessoas, em particular mais idosas, que diariamente percorrem esse caminho até ao Giz para apanhar o autocarro e a verdade é que, a partir de agora, podem fazê-lo com a Junta de Freguesia”, precisou.

Após a reunião, foi decidido “que estariam reunidas as condições para, duas vezes por semana, se efetuar esse transporte até Vila Nova de Santo André”, afirmou.

“É um transporte condicionado a oito pessoas que é a lotação da carrinha, além do motorista, mas que nos deixa obviamente muito satisfeitos por podermos prestar este serviço público às nossas populações, principalmente, a do Deixa-o-Resto que foi muito prejudicada com a privatização da Rodoviária Nacional”, considerou.

No entender do Autarca, é uma medida “que traz custos adicionais à Junta de Freguesia, embora se trate “de um investimento na segurança das pessoas e no seu bem estar”

O serviço semanal está disponível às quintas e sextas-feiras, com saída às 09:30 junto à Escola de Deixa-o-Resto, e regresso do Centro de Saúde de Vila Nova de Santo André, às 12:30.

O acesso ao transporte é garantido por ordem de chegada ao local.

Leme 853