Editorial: De boca aberta

Abílio Raposo
Diretor

Ao darmos uma volta pela campanha eleitoral e pelos resultados das eleições, nós podemos fazer uma avaliação que é subjetiva, como qualquer uma outra.

Abílio Raposo, diretor

Todas as sondagens, no geral, davam um empate técnico entre os lideres dos dois maiores partidos a concorrer para formar Governo.

E os restantes partidos também vão subindo e descendo, nos resultados, conforme a semana. Ao olharmos para o resultado das sondagens durante a pré-campanha e a campanha eleitoral e as sondagens chamadas, de “boca da urna” existe uma diferença substancial.

E muitos técnicos falam na famosa “margem de erro” que pode levar a alterações, são bastantes grandes. As sondagens falaram em quase todos os níveis durante a campanha eleitoral. Não sei qual foi a intenção para isso acontecer. Mas aconteceu.

Outro fator a ter em conta são os indecisos que estando atentos, ou não decidem alterar o seu sentido de voto conforme aquilo que vão escutando de cada um dos protagonistas desta série que se chama eleições. Grandes e pequenos partidos políticos foram procurando conquistar o seu território que se concretizará num lugar no Hemiciclo da Assembleia da Republica.

Por vezes, como aconteceu nesta campanha e em muitas outras, fala-se de tudo menos naquilo que as pessoas querem e precisam de ouvir, que são as soluções para os problemas que se vive no nosso país e no mundo.

As disputas que se vêm muitas vezes nas campanhas eleitorais são o lavar de “roupa suja” que passa por falar do cão e do gato, e outros animais de estimação e não o que é importante. Assim o desinteresse pela politica e pelas campanhas eleitorais é cada vez maior.

Esta campanha e o resultado eleitoral veio a surpreender a todos pelos números estranhos que qualquer um de nós não entende e nem esperava. Mas são a demonstração de que o Povo Português não quer andar de eleição em eleição cada vez que os políticos se desentendem.

Querem estabilidade e que se governe em favor das necessidades de todos. O resultado pode ter deixado qualquer um de “boca aberta”, mas ele aconteceu e só esperamos que seja para o bem do Povo Português e da Democracia.