Repsol obtém lucros de 3.222    milhões de euros nos primeiros nove meses do ano

Em comunicado distribuído à imprensa, a Repsol comunicou que, fruto da gestão desenvolvida por aquela Empresa, fechou os três primeiros trimestes de 2022 com um saldo positivo de 3.222 milhões de euros.

Na referida comunicação, aquela Empresa  esquematizou as linhas mestras em que assentou a sua atividade: «A Repsol registou, nos primeiros nove meses do ano,  progressos ao nível dos objetivos estratégicos, acelerando a sua transição energética e o seu perfil multienergético com crescimento rentável do negócio, força financeira, e com uma remuneração de acionistas entre as melhores do setor e no índice bolsista espanhol IBEX-35.

Num período em que trouxe parceiros estratégicos para os seus negócios Upstream e Renováveis, a empresa aplicou descontos de combustível (mais de 300 milhões de euros em poupanças para os seus clientes desde março); encerrou o quadro de acordo com os seus empregados; e anunciou hoje a proposta de 11% de aumento na remuneração em dinheiro aos acionistas em 2023.

Demos passos significativos para impulsionar a transformação da Repsol e o seu perfil multienergético e de descarbonização. As alianças que estamos a construir para promover o crescimento e o desenvolvimento em áreas-chave são fundamentais para continuar a avançar com os nossos objetivos. Entre eles está a oferta de remuneração atrativa aos acionistas, uma área em que estamos a avançar com os nossos compromissos estratégicos e a aumentar o valor para os mais de 500.000 investidores da nossa empresa».

A Empresa través do comunicado que suporta a apresentação dos resultados económicos da sua atividade nos pimeiros três trimestes do ano corrente, detalhou os principaias passos em que assenta este crescimento: «A Repsol fez um forte inventimento na produção de energias renováveis em associação com outras Empresas do setor, a Empresa começou a comercializar electricidade e gás 100% renovável a clientes domésticos em Portugal, igualmente fez um conjunto alargado de parcerias no setor energético com vários grupos líderes nos diferentes setores de produção de energias alternativas ao petróleo».

No campo de remuneração acionista  a Repsol refere no presente comunicado: «A geração de fluxo de caixa foi particularmente relevante durante este período, durante o qual foram implementados o objetivos previstos no Plano Estratégico, permitindo uma redução significativa da dívida e uma proposta de aumento nas remunerações aos acionistas».

 

José Manuel Claro