Repsol alcança resultado líquido de 1.420 milhões de euros no primeiro semestre

A Repsol registou um lucro líquido de 1,42 mil milhões de euros no primeiro semestre de 2023, impulsionado pelo aumento da produção, gestão integrada do sistema de refinação em Espanha e pelo progresso na captação e fidelização de clientes, em particular através da aplicação Waylet. O resultado ajustado, que mede especificamente o desempenho dos negócios, situou-se nos 2.718 mil milhões de euros entre janeiro e junho.

O primeiro semestre de 2023 caracterizou-se por um crescimento lento da economia mundial, marcado pelas decisões na política monetária e pelas tensões internacionais resultantes da guerra na Ucrânia. Neste contexto de incerteza, de inflação global e de lenta recuperação da economia chinesa, os preços dos produtos energéticos caíram a pique em relação a 2022, altura em que se registou uma subida anómala dos preços das matérias-primas. Entre janeiro e junho, as margens de refinação diminuíram 29%, os preços do petróleo bruto de Brent caíram 26%, o preço de referência do gás nos EUA, o Henry Hub, caiu 54%, e o gás Henry Hub registou uma queda de 54%.

Neste contexto de normalização dos preços e de fornecimento de energia, depois de um 2022 turbulento, o desempenho da Repsol reflete a solidez do Plano Estratégico 2021-2025 e do modelo integrado da empresa, que se materializou em resultados sólidos.

Progressos na transformação: combustíveis renováveis e produção baixa em carbono

Durante os primeiros seis meses de 2023, a Repsol continuou a avançar no seu processo de transformação e descarbonização, com o objetivo de se tornar uma empresa de zero emissões líquidas até 2050. O grupo investiu 3.047 milhões de euros durante este período, principalmente em projetos de baixo carbono. Em linha com o seu Plano Estratégico, a Repsol prevê que 35% dos investimentos em 2023 se destinem a projetos baixos em carbono, o que acentua o seu caráter transformador. Durante a primeira metade do ano, 43% do total de investimentos destinou-se a Espanha e 39% aos Estados Unidos

Uma das principais alavancas da estratégia de redução de emissões passa pela transformação dos complexos industriais em pólos multienergéticos descarbonizados, capazes de gerar projetos com pegada de carbono baixa, neutra ou nula. Para isso, a Repsol colocou em marcha várias iniciativas, entre as quais se destaca a produção de combustíveis renováveis a partir de matérias-primas alternativas, como os óleos vegetais, óleos de cozinha usados ou biomassa, bem como a implementação de novas tecnologias para o processamento de resíduos sólidos urbanos.

Durante o semestre, a Repsol tornou-se na primeira empresa a comercializar combustível 100% renovável na Península Ibérica, ao lançar o fornecimento de combustíveis 100% renovável em dez Estações de Serviço em Espanha e Portugal. Foi também pioneira na recolha de óleos alimentares usados nas suas Estações de Serviço na região de Madrid, para facilitar a gestão sustentável deste resíduo doméstico.

A este passo somaram-se os avanços na construção, em Cartagena, da primeira fábrica na Península Ibérica dedicada exclusivamente à produção de combustíveis renováveis, que entrará em funcionamento este ano.

Repsol alcançou uma capacidade de operação renovável de 2.016 MW

Durante o primeiro semestre do ano, a empresa continuou a progredir nesta área e criou novas alianças com empresas líderes como a Ryanair, a Vueling e a Gestair para o fornecimento de combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF); um projeto-piloto pioneiro com a Iberia Airport Services para o fornecimento de combustível 100% renovável para as atividades de handling no aeroporto de Bilbau; e uma colaboração com a New Holland para avaliar a sua utilização em maquinaria agrícola. Assinou também um acordo com a empresa de transportes e logística empresa de transportes e logística XPO para o fornecimento de um milhão de litros de combustível renovável.

No que diz respeito ao negócio da Química, iniciou-se em março a construção do projeto de ampliação do Complexo Industrial de Sines. O projeto de expansão do Complexo Industrial de Sines, que inclui a instalação de duas novas unidades fabris que irão produzir materiais 100% recicláveis, com aplicações altamente especializadas para setores como o farmacêutico, automóvel e alimentar, setores automóvel e alimentar.

A produção de eletricidade renovável é outro dos pilares fundamentais da Repsol na transição energética. transição. Durante o primeiro semestre do ano, a empresa deu passos significativos para alcançar o objetivo de 6.000 MW em 2025 e 20.000 MW em 2030, com a incorporação da carteira de ativos renováveis da Asterion Energies (7.000 MW) e o arranque de projetos em desenvolvimento em Itália, para além da entrada em funcionamento progressiva de novas instalações em Espanha, nos Estados Unidos e no Chile. No total, foi alcançada uma capacidade renovável em funcionamento de 2.016 MW.