Repsol e Bunge unem-se para aumentar a oferta de combustíveis renováveis

A Repsol e a Bunge anunciaram uma colaboração com o objetivo de satisfazer a crescente procura de matérias-primas menos intensivas em carbono para a produção de combustíveis renováveis. Esta aliança, a primeira do seu género na Europa, ajudará a acelerar o aumento da produção destes combustíveis exigido pela União Europeia.

Através deste acordo estratégico, a Repsol adquire 40% de três instalações industriais que fazem parte da Bunge Ibérica, uma das filiais da Bunge na Península Ibérica, por um valor total de 300 milhões de dólares e até 40 milhões de dólares adicionais em pagamentos contingentes. A transação está sujeita às condições habituais de fecho, incluindo aprovações regulamentares.

O acordo inclui três fábricas operadas pela Bunge dedicadas à produção de óleos e biocombustíveis em Bilbao, Barcelona e Cartagena, próximas dos complexos industriais da Repsol. A Bunge continuará a ser um produtor e fornecedor chave de farinhas proteicas, óleos vegetais, oleaginosas e cereais em Espanha.

Através desta aliança, a Repsol aumenta o acesso a uma ampla carteira de matérias-primas com baixo teor de carbono para a produção de combustíveis renováveis, que constituem uma via imediata para acelerar a redução das emissões dos transportes, incluindo automóveis, camiões, aviões e navios.

A atual capacidade de produção da Repsol, de 1,1 milhões de toneladas de combustíveis renováveis por ano, equivale à poupança de emissões de CO2 de mais de 1,7 milhões de veículos elétricos. Até 2027, os planos da empresa são aumentar a sua produção em até 55%, o que representará 1,7 milhões de toneladas. A Repsol está a acelerar a implantação de combustíveis renováveis na sua rede de estações de serviço, a maior da Península Ibérica, com a incorporação de bombas de combustível 100% renovável.

Atualmente, tem mais de 120 estações de serviço com combustíveis 100% renováveis e o objetivo é chegar às 600 até ao final do ano e às 1.900 até 2027.

A Repsol está atualmente a colocar em funcionamento a fábrica de biocombustíveis avançados de 250.000 toneladas por ano em Cartagena, a primeira na Península Ibérica. A empresa está a transformar outra unidade no seu complexo industrial de Puertollano (Ciudad Real), com capacidade para produzir 200.000 toneladas de combustível renovável por ano.

No âmbito desta aliança, ambas as empresas planeiam explorar outras áreas de cooperação e desenvolvimento de projetos, para aumentar a disponibilidade de óleos e gorduras não alimentares no mercado dos combustíveis renováveis.

“Com este acordo, a Repsol consolida a sua liderança no setor dos combustíveis renováveis na Península Ibérica. É uma clara evidência do progresso constante que estamos a fazer no nosso ambicioso roteiro para fornecer à sociedade soluções para reduzir as emissões líquidas de CO2 dos transportes da forma mais rápida e eficiente possível”, disse Juan Abascal, Diretor Geral de Transformação Industrial e Economia Circular da Repsol.

“Este é um passo marcante para a Bunge em Espanha, que suporta o nosso compromisso de criar rotas alternativas para descarbonizar as cadeias de abastecimento agrícola e petrolífera na nossa indústria. Juntos, graças à profunda experiência agroalimentar das nossas empresas e à conetividade global para matérias-primas renováveis, pretendemos tirar partido de maiores oportunidades na área das energias renováveis”, afirmou Julio Garros, Co-Presidente do Agronegócio da Bunge.

 

Inês Rosado