Com Saúde: Alimentação Infantil – Muita Palavra, Pouca Acção

A alimentação na infância é um factor determinante para o crescimento e desenvolvimento da criança. É durante os primeiros anos de vida que a criança começa a formar os hábitos alimentares, sendo fulcral que o padrão alimentar da família em que a criança está inserida seja saudável.

Vanessa Flor da Rosa, Nutricionista

Durante o primeiro ano de vida, a diversificação alimentar é feita de acordo com as recomendações dos profissionais de saúde (pediatra, médico de família e/ou nutricionista) e parece não haver motivos para alarme. A partir dessa idade começam os problemas relacionados com a (má) alimentação. De acordo com vários estudos, as crianças entre os 2 e os 3 anos ingerem diariamente bebidas açucaradas, sobremesas e doces, sendo que apenas metade das crianças atingem as recomendações de 5 porções diárias de fruta e vegetais. Para além disso apresentam consumo calórico superior às recomendações, sendo que a ingesta de proteína apresenta valor superior ao dobro do recomendado

É importante sensibilizar os pais/encarregados de educação para os problemas que advêm de maus hábitos alimentares e que se manifestam cada vez mais cedo nas nossas crianças, tais como a hipertensão arterial e a diabetes.

Há cada vez mais opções saudáveis no mercado no que diz respeito a papas sem adição de açúcares e snacks apenas com açúcares naturalmente presentes. Quanto mais tarde o açúcar entrar na alimentação da criança melhor. E não, não são modas nem “esquisitices” dos pais. São escolhas saudáveis!

As creches/jardins-de-infância são locais onde as crianças passam grande parte do seu tempo e, onde fazem grande parte das suas refeições, devem assumir um papel também ele importante na aprendizagem da alimentação saudável, de “pequenino é que se torce o pepino”, através do fornecimento de ementas completas, equilibradas e variadas, preferencialmente elaborados por profissional de nutrição, e de acordo com a sua faixa etária, de modo a permitir o desenvolvimento harmonioso da criança bem como através da realização de actividades pedagógicas.

“As nossas vidas não estão nas mãos dos deuses, mas ao colo da nossa cozinha.” (Lin Yutang)