Editorial: O regresso

Abílio Raposo
Diretor

O tempo vai passando e nós procuramos ir voltando à normalidade possível, a que damos o nome de desconfinamento. De pouco a pouco, com um percurso elaborado pelo governo e a Direção Geral de Saúde, somos convidados a caminhar trilhando um percurso nem sempre fácil.

Vamos por um trilho que parece fácil de seguir, mas com muitas ratoeiras, que nos apanham em cada esquina se não tivermos a atenção necessária. Tudo parece fácil e temos a noção que já está tudo passado. Mas ainda não é possível voltar à normalidade, o perigo continua aí.

O desconfinamento é um processo que nos ajuda a fazer este caminho, a percorrer o trilho, insidioso, mas que pode ser feito sem que nos prejudiquemos. Se cada um de nós seguir as indicações dos técnicos e especialistas a vida tornar-se-á mais fácil. O respeito pelo outro nunca esteve tão visível e necessário como hoje. Sempre apelámos e suscitámos nas pessoas que o respeito pelo outro e pelos bens é fundamental para vivermos em sociedade. Pois hoje é fundamental e é a regra de ouro, que nos respeitemos uns aos outros. E que nos respeitemos a nós próprios. Só assim conseguimos um desconfinamento correto e mais agradável.

É triste quando vemos alguns grupos a desrespeitar as regras básicas deste tempo. Quando não soubemos respeitar o outro então não conseguimos resolver este problema que nos atinge. Só assim conseguimos vencer esta batalha. O inimigo é comum a todos. Todos somos alvo do mesmo inimigo: o vírus. Então, neste tempo, estamos todos no mesmo lado da barricada. Todos queremos combater o mesmo inimigo. E chegar a passar sem sermos atingidos por ele. Mas a arma é esta mesmo: respeitar.

Procuremos cumprir as regras básicas de higiene e de saúde pública para podermos eliminar esta praga que nos atingiu. Só com a ajuda de todos conseguiremos. Todos juntos venceremos. E aprendamos que só assim a sociedade evoluirá e viveremos todos mais tranquilos e prósperos.