Festejos do Carnaval de Sines cancelados devido à pandemia de covid-19

Os desfiles do Carnaval de Sines foram cancelados devido à atual situação epidemiológica, anunciou a organização, que vai assinalar “a festa popular com um conjunto de iniciativas” no Concelho.

Helga Nobre

“O Carnaval é a grande festa popular de Sines, caracterizada por um ambiente de festa, partilha e liberdade que, infelizmente, ainda não é possível recuperar em segurança em 2022”, referem, em comunicado, a Associação de Carnaval de Sines, a Câmara Municipal de Sines e a Junta de Freguesia de Sines.

A decisão de não realizar os tradicionais desfiles carnavalescos foi tomada em conjunto pelas três entidades, depois de considerarem que “a atual situação epidemiológica não permite preparar o evento com a certeza de que o mesmo possa ocorrer no final de fevereiro, início de março deste ano”.

Em declarações ao jornal O Leme, o Presidente da Associação de Carnaval de Sines, Rui Encarnação, disse que “os casos [de covid-19] não ajudam e, por essa razão, não é de todo expectável que se faça o evento”.

Por outro lado, “as normas da DGS para eventos acima dos 5 mil espetadores também não ajudam, o que se entende, mas estar a pedir às pessoas testes e certificado não é de todo viável”, considerou.

“Juntando todas as peças não há condições para ser realizado. É preferível esperar mais um ano para que as coisas melhorem e possamos todos realizar o evento em segurança”, frisou Rui Encarnação.

No entanto, admite que o Carnaval 2022 vai ser assinalado “com um conjunto de iniciativas que serão divulgadas oportunamente”.

“A nossa ideia será produzir pequenos eventos e iniciativas para levar o Carnaval à nossa comunidade local para que continuem a sentir o espírito do Carnaval em mais um ano de pandemia”, sublinhou.

No comunicado, a Associação de Carnaval de Sines, a Câmara Municipal de Sines e a Junta de Freguesia de Sines agradecem a todos os obreiros e amantes do Carnaval pelo que, ao longo de tantos anos, têm feito para que este acontecimento tão querido da população de Sines se realize”.

Este é o segundo ano em que o Carnaval de Sines é cancelado devido à pandemia de covid-19.

O Carnaval celebra-se este ano no dia 01 de março.