Com Saúde: Alimentação e Isolamento

Tendo em conta o isolamento é importante que mantenha hábitos alimentares saudáveis.

Para além disso devemos garantir a disponibilidade de alimentos (para todos) e de modo a evitar deslocações frequentes aos supermercados torna-se indispensável uma boa organização da lista de compras, não só em termos de qualidade nutricional dos alimentos que devemos adquirir mas
também a nível das quantidades.

Assim, aquando da elaboração da sua lista de compras verifique quais os alimentos que realmente necessita, a capacidade de armazenamento do frigorífico e congelador e tenha em conta as refeições que pretende fazer bem como o número de pessoas a que se destinam.

Deixe de fora alimentos de elevada densidade nutricional, com adição excessiva de açúcar, gordura e/ou sal.

Mais uma vez, compre apenas o que precisa e nas quantidades que necessita, optando por alimentos que apresentem um prazo de validade mais longo.

Isto não quer dizer que deixe de parte os alimentos frescos tais como frutas e legumes, deve é ter em conta se realmente os consegue consumir antes que se estraguem de modo a evitar o desperdício alimentar, podendo também optar pelos que apresentem maior durabilidade, tais
como cenoura, cebola, curgete, abóbora, brócolos, couve-flor, maçã, pêra, laranja e tangerina.

Aproveite para organizar as ementas semanais e elaborar refeições completas, equilibradas e variadas. Peça ajuda aos mais novos, que com toda a certeza vão adorar a nova actividade.

Para além disso, e apesar de no domicílio, procure praticar actividade física. Inclua toda a família e divirtam-se ao mesmo tempo que investem na saúde.

Artigo completo disponível na edição de 02 de Abril de 2020, n.º 759*