Litoral Alentejano desenvolve estratégia no combate à violência doméstica e de género

Os municípios de Santiago do Cacém, Alcácer do Sal, Grândola e Sines assinaram, no passado dia 23 de novembro, o protocolo de adesão ao Plano Intermunicipal para a Igualdade, que tem como objetivo a adoção de uma estratégia comum no combate à violência doméstica e de género.

O protocolo, assinado em Grândola, envolve igualmente a Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e a Associação
Intervir.Com, enquanto gestora do conjunto de ações que se vão desenvolver nos quatro municípios.

De acordo com Margarida Santos, vice-presidente da Câmara de Santiago do Cacém, o plano visa combater a desigualdade
entre géneros. “Trabalhar em conjunto e articuladamente para combater a desigualdade de género, nas mais diversas formas no nosso dia a dia, de forma a alterar mentalidades, combater a violência doméstica e contribuir para que essas dificuldades diminuam e possamos ter uma sociedade de acordo com aquilo que diz a nossa Constituição”, afirmou.

Recorde-se que, em 2016, os quatro municípios aderiram à estratégia de Combate à Violência Doméstica e de Género e, um ano depois, subscreveram o Plano Intermunicipal para a Igualdade com “a convicção de que um conjunto de ações podem levar a grandes mudanças”, sublinhou Margarida Santos.

Artigo completo disponível na edição em papel de 19 de dezembro de 2017, n.º 706