Município de Santiago do Cacém recebe “Dias de Hungarikums”

O Município de Santiago do Cacém acolhe, no dia 12 de abril, a partir das 15h00, a iniciativa “Dias de Hungarikums” (Dia da Hungria), no edifício-sede da Câmara Municipal, no âmbito do 50.º aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e a Hungria.

O evento, de entrada livre, apresenta um momento protocolar com os discursos de boas-vindas do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, da Embaixadora da Hungria, Emília Fábian,  do Comissário do Primeiro-Ministro da Hungria, Zsolt V. Németh, e de uma breve apresentação sobre o “Dias de Hungarikums”,  pela Chefe do Departamento do Hungarikum, Andrea Antali.

Numa vertente mais cultural o programa do Dia da Hungria conta com momentos musicais e de dança trazidos pela Associação Filarmónica de Budapeste e a “Flaska Banda”, a apresentação de joias em porcelana zena, a prova de produtos húngaros e a modalidade desportiva que nasceu na Hungria, o Teqball.

Recorde-se que o Município de Santiago do Cacém firmou o acordo de geminação com o Município do Condado de Szombathely, na Hungria. A formalização desta ligação realizou-se no dia 31 de maio de 2019. Na base desta ligação está o passado Romano comum às duas cidades, que abre portas para a concretização de iniciativas e projetos conjuntos no futuro.

Leme