Cercal do Alentejo com forte dinâmica turística, crescimento empresarial e outros projetos

A Presidência nas Freguesias no Cercal do Alentejo começou, nos dias 2, 4 e 5 de abril. Durante a visita dos Autarcas à Freguesia ficou patente a forte dinâmica do setor turístico, o crescimento da zona industrial e os projetos de valorização do espaço público.

Os três dias de visita a esta Freguesia “permitiram um maior conhecimento da realidade local”, afirmou Álvaro Beijinha. “Verificámos onde é necessário intervir e perspetivámos projetos e área de investimento.” Avançando intervenções como “a requalificação do Largo dos Caeiros, da antiga Praça de Toiros, que será transformada num espaço multiusos, e no âmbito da Estratégia Local de Habitação a construção de 24 fogos. Identificámos, ainda, situações que necessitam de resposta e para as quais a Junta de Freguesia nos alertou, numa perspetiva de trabalharmos em cooperação.”

O programa contou com a visita ao Agrupamento de Escolas de Cercal do Alentejo, “e apurámos que há intervenções importantes a serem realizadas, nomeadamente na Escola Sede do Agrupamento”. Realizou-se, também, uma reunião com os representantes da Associação de Pais deste Agrupamento.

Ao nível empresarial a comitiva da Presidência nas Freguesias visitou o Parque de Empresas, “onde temos assistido a uma forte dinâmica, neste momento os lotes da primeira fase de implementação do Parque Empresarial estão praticamente todos cedidos, com investimentos já concretizados e outros em construção ou projeto”, avançou o Presidente Álvaro Beijinha.

O turismo contribui para a dinâmica económica da Freguesia e “são inúmeros os investimentos que se têm fixado neste território.” Pela sua importância foi dedicado um dos dias da Presidência a este setor com visita às Casas da Bica, Casa do Chafariz, Vale da Cassiopeia, Casazul Mountain&Beach, Monte das Silveirinhas e à Residência Artística da Mala Voadora na Barragem de Campilhas. Neste âmbito, insere-se a requalificação do Parque de Merendas da Bica Santa, levada a cabo pela Junta de Freguesia. “Do ponto de vista económico, o Cercal do Alentejo apresenta um grande dinamismo, o que é importante para a criação de emprego e desenvolvimento,” salientou.

O Presidente da Junta de Freguesia, Sérgio Santiago, sublinhou que “esta visita permitiu, não só, aproximar os eleitos da Câmara Municipal à nossa realidade económica e social, como também dar-lhes a conhecer o trabalho que temos vindo a desenvolver no espaço público.” Segundo o Autarca, a iniciativa é o momento para “mostrar e nos focarmos em algumas necessidades a avaliarmos os projetos que estão a ser elaborados para a nossa Freguesia.”

Sérgio Santiago considerou de “muito positiva” a realização da Presidência nas Freguesias, porque “o executivo camarário tem um território vasto e com diferentes realidade e necessidades para gerir, e esta proximidade permite um contacto direto e mais profundo com as pessoas e o território para que seja dada a melhor resposta.”

A Presidência nas Freguesias no Cercal do Alentejo incluiu encontros com os responsáveis da Casa do Povo, da Associação dos Bombeiros Voluntários, e do Movimento Associativo.

Para um melhor conhecimento das necessidades do território da Freguesia a comitiva visitou as localidades de Sonega, Catifarras, Aldeia do Cano e a Vila de Cercal do Alentejo.

Percorreram o território desta freguesia contactando com a população, empresários, associações e instituições, o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, o Presidente da Junta de Freguesia, Sérgio Santiago, e os Vereadores com pelouros, Albano Pereira, Sónia Gonçalves e Mónica Pires de Aguiar, acompanhados por técnicos municipais das respetivas áreas, percorreram o território desta freguesia contactando com a população, empresários, associações e instituições.

Leme 852 – Ab/24