José Manuel Claro
Numa organização da Câmara Municipal de Sines, foi inaugurado o certame ‘Tasquinhas de Sines 2024’, instalado nas margens da bela baía de Sines, mais concretamente, no passeio da Avenida Vasco da Gama.
À cerimónia, estiveram presentes os representantes dos Órgãos Autárquicos eleitos no Concelho, José Manuel Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), bem como alguns Autarcas dos Concelhos do Litoral Alentejano.
No uso da palavra, Nuno Mascarenhas, Presidente da Câmara Municipal de Sines, depois de agradecer a presenças das várias Entidades presentes, realçou a importância da realização do certame, como forma de dar a conhecer a cultura e gastronomia da região, bem como o de constituir um excelente apoio ao Festival de Músicas do Mundo (FMM) que se inicia a 20 de julho.
Na sua intervenção, o Autarca evidenciou o excelente cartaz artístico que acompanha diariamente o certame, apenas suspenso no período coincidente com os dias da realização do FMM em Sines. Salientou igualmente a importância das atividades promovidas pelas ‘Tasquinhas de Sines’, no enquadramento do desenvolvimento turístico de toda a região, que vive um momento particularmente feliz de incremento e consolidação do património já existente, bem como a assunção de novos projetos, num futuro bastante próximo.
O Presidente da Câmara de Sines chamou a atenção para o facto da atividade turística registada neste Concelho, não se revestir do carácter de sazonalidade, bem pelo contrário, ter uma presença constante ao longo de todo o ano.
Nuno Mascarenhas, realçou todo o empenho dos trabalhadores ao serviço da Autarquia, sem os quais, não poderia ser levado a bom porto, mais uma edição do certame inaugurado.
Seguiu-se no uso da palavra o Presidente da ERTAR, José Manuel Santos, que após saudar todos os presentes, salientou a presença cada vez mais proeminente do Município de Sines no contexto do turismo do Litoral Alentejano, apresentando umas taxas de desenvolvimento dignas de referência e um cenário a curto e médio prazo que igualmente se anteveem muito promissores.
José Manuel dos Santos, referiu igualmente o interesse que estes certames gastronómicos apresentam, na divulgação do conhecimento regional, aos visitantes que por estas alturas sempre visitam a zona.
No seu discurso o Presidente da ERTAR, evidenciou o mecanismo de produção de riqueza para a Região, resultante da ocupação hoteleira que, no caso de Sines, apresenta os valores mais elevados, quando confrontados com iguais parâmetros dos outros Concelhos do Alentejo Litoral.
A cerimónia prosseguiu com a atuação dos dois Grupos de Cante Alentejano, ‘Os Compadres da Prosas’ e ‘Grupo de Cante Alentejano da ASAS’, que partindo de pontos opostos da estrutura onde está instalado o certame, confluíram para o local onde se localizava o fulcro da cerimónia de inauguração, local onde unificaram as modas cantadas, o que contou igualmente com a participação de alguns presentes.
Seguiu-se um beberete, servido na varanda sobreposta à Baía de Sines, que, por essas horas apresentava um pôr-do-sol magnífico, serviço que igualmente foi acompanhado por cantes conjuntos dos dois Grupos presentes o que emprestou ao esplendoroso fim de tarde, uma ambiência inolvidável para todos os presentes.
De referir que, enquanto decorria o beberete, nas águas da Baía treinavam triatletas que, nadando, percorriam a distância compreendida entre os extremos Este e Oeste da mesma e em simultâneo registámos a chegada de dois veleiros que fundearam nas suas calmas águas, contribuindo assim, para todo aquele cenário paradisíaco que foi presenciado e muito positivamente comentado pelos circunstantes. Marcamos desde já encontro para as ‘Tasquinhas de Sines 2025’. Está de parabéns a Autarquia Sineense.