Governo aprova investimentos de 4,5 milhões de euros no Terminal GNL do Porto de Sines

O Governo aprovou um conjunto de investimentos de 4,5 milhões de euros no Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) do Porto de Sines para reforçar a “capacidade de expedição de gás natural” a partir de Portugal para o resto da Europa.

A medida foi anunciada, no passado dia 08 de setembro, pelo Ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, no final da reunião do Conselho de Ministros.

“Aprovámos um conjunto de investimentos, para serem realizados pela REN [Redes Energéticas Nacionais], no Porto de Sines para aquilo que é o reforço da capacidade do país para receber e expedir gás”, anunciou o governante.

No ‘brieffing’ com os jornalistas, no final da reunião, Duarte Cordeiro, especificou que estes investimentos “estão relacionados com o famoso projeto de ‘transhipment’, ou seja a possibilidade de a partir do Porto de Sines podermos reforçar a capacidade de expedição de gás natural para o resto da Europa”.

Também o reforço da capacidade de armazenamento do terminal de GNL, concessionado à REN, foi aprovado na reunião de Conselho de Ministros, com a construção de duas cavernas para, “nos próximos dois anos, aumentar a capacidade de armazenamento de energia do país”, avançou.

O Ministro do Ambiente referiu que a autorização de investimento de 4,5 milhões de euros irá “reforçar a capacidade da REN, de imediato, para assegurar a medida de assegurar a capacidade de reenvio para outros destinos de Gás Natural Liquefeito a partir de Sines”.

Helga Nobre