IP inicia modernização do troço entre Ermidas-Sado e Grândola Norte

A Infraestruturas de Portugal (IP) deu início à empreitada de modernização do troço da Linha do Sul, entre Ermidas- Sado e Grândola Norte, num investimento de cerca de seis milhões de euros.

De acordo com a IP, em comunicado, a empreitada tem associado um investimento de cerca de seis milhões de euros, e será desenvolvida pelo consórcio constituído pelas empresas TECNOVIA, S.A. e SOMAFEL – Engenharia e Obras Ferroviárias, S.A..

“O investimento é realizado no âmbito do programa de modernização e expansão da Rede Ferroviária Nacional Ferrovia 2020 e é cofinanciado por fundos europeus ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa)”, refere.

Segundo a empresa, o troço da Linha do Sul entre Ermidas-Sado e Grândola Norte a beneficiar tem 34,6 quilómetros de extensão e os trabalhos incluem a modernização da superestrutura de via nas linhas intervencionadas nas Estações Ferroviárias de Ermidas – Sado e de Canal Caveira, com a aplicação de travessas de betão polivalentes.

“Nas empreitadas de modernização de via, que a IP tem vindo a executar, são colocadas travessas polivalentes, que permitem uma rápida migração da bitola ibérica para a bitola europeia, quando for necessário no futuro”, lê-se no comunicado.

Está também previsto “o prolongamento de linhas nas estações de Ermidas – Sado e de Canal Caveira, por forma a permitir a circulação e cruzamento de comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento, aumentando os níveis de capacidade e operação da infraestrutura e disponibilizando aos operadores ferroviários a possibilidade de transportar maior volume de mercadorias e maior número de circulações diárias”.

Ainda no âmbito da empreitada será realizada a construção de uma nova passagem hidráulica em Canal Caveira, no Concelho de Grândola.

Integrada no projeto de criação do Corredor Internacional Sul, a intervenção que agora tem início constitui a segunda fase do projeto de modernização da ligação ferroviária entre o Porto de Sines e a Linha do Sul, estando já em fase adiantada de execução a empreitada no troço entre Sines e Ermidas- Sado.

De acordo com a IP, “as Linhas de Sines e do Sul inserem-se no trajeto mais curto entre o Porto de Sines e Madrid e estes investimentos irão dotar estas vias de maior capacidade operacional e segurança, aumentando a eficiência e a competitividade do transporte ferroviário de mercadorias através do reforço da conexão ferroviária dos portos e das zonas industriais e urbanas localizadas no sul de Portugal, quer a Espanha, quer ao resto da Europa”.

Helga Nobre