Sines recebe quinzena gastronómica dedicada ao pão com produtos do mar

Um total de 14 restaurantes do Concelho de Sines participam na 3.ª Mostra Gastronómica dedicada ao pão … do mar para a mesa, entre 01 e 16 de outubro, divulgou a Associação do Comércio Local de Sines (ACLS).

De acordo com a ACLS, em comunicado, o evento gastronómico tem como objetivo “promover o potencial e a atratividade gastronómica do Concelho de Sines, impulsionar o setor da restauração, resultando num forte contributo para a dinamização do comércio local”.

Para esta edição, o ingrediente “obrigatório é o pão”, confeccionado com produtos do mar, desde peixes, moluscos e mariscos preferencialmente capturados na costa do Litoral alentejano.

Desde as sopas e das famosas migas, aos pratos tradicionais ou mais elaborados, são muitas as propostas gastronómicas que juntam o pão e os produtos do mar na sua confeção, “resultando numa combinação irresistível entre os sabores da costa e da planície”, destaca a organização.

“O pão é um dos alimentos mais antigos da humanidade” e, com esta iniciativa, os promotores querem também assinalar o Dia Mundial do Pão e o Dia Mundial da Alimentação, que se celebra a 16 de outubro.

Desafio que ganha “mais sentido, quando se fala cada vez mais em “desperdício alimentar”, aproveitar e transformar”, refere.

Na 3.ª edição da Mostra Gastronómica “Com pão … do mar para a mesa” participam os restaurantes Taska do Figas, A Palmeira, Cais da Estação, Casa Barranca, Veg & Tal, Mestre Inácio, Marisqueira SeaFood Lover’s (Sines), Arte do Sal, Do Luís (São Torpes), La Bella Vita, Lamelas, Miramar, O Pescador e Zé Inácio (Porto Covo).