Associação propõe cantar “Grândola Vila Morena” à janela para celebrar a revolução dos cravos

A Associação 25 de Abril propõe que os portugueses celebrem a revolução a cantar “Grândola Vila Morena” à janela, devido à pandemia de covid-19.

Com as iniciativas para assinalar o 25 de abril deste ano canceladas devido à pandemia de covid-19 há quem proponha uma comemoração diferente das habituais manifestações de rua, inaugurações e cerimónias protocolares. Com a população fechada em casa a alternativa passa por cantar “Grândola Vila Morena” à janela.

O desafio foi lançado pela Associação 25 de Abril e está a ser partilhado nas redes sociais para que a data seja comemorada, ainda que de uma forma diferente.

“A todas as cidadãs e a todos os cidadãos, onde quer que estejam, às mesmas 15 horas, suspendam os trabalhos (com exceção dos que o não possam fazer, nomeadamente os que estejam a prestar serviços de saúde) e cantem a “Grândola, Vila Morena e o Hino Nacional”, lê-se no comunicado.

O objetivo, refere a associação, passa por homenagear o 25 de Abril e, “nesta grave crise que atravessamos, todas e todos os que estão a garantir o funcionamento do País – neles incluindo
todos sem excepção, do mais alto dirigente ao mais simples trabalhador”.

Além de associar os órgãos de comunicação social, rádios e televisões, para que às 15:00 do dia 25 de abril, transmitam a “Grândola Vila Morena” seguida do Hino Nacional, os promotores, convidam igualmente todos os cidadãos que estiverem em casa “que venham às janelas ou às varandas” e se juntem numa só voz.

“Fazemos esta evocação num momento de enorme crise, de guerra global com um inimigo invisível e traiçoeiro. Nesta guerra sem quartel, os portugueses têm tido, de uma maneira geral, um comportamento solidário e unido, que estamos convictos, é resultado direto, acima de tudo, das transformações que coletivamente fizemos na nossa sociedade, renovada com o 25 de Abril”,
sublinha a associação.