Internet aproximou a igreja dos fiéis

Padre a dar missa na igreja via telemovel

Devido à impossibilidade de haver missas com a presença de público, as paróquias têm tentado encontrar alternativas para levar a palavra do Senhor até aos fiéis.

Em dia de Páscoa, as igrejas ficaram vazias de fiéis devido ao distanciamento social e de “reclusão caseira” provocada pela pandemia de Covid-19 que afeta o país e, por isso mesmo, esta foi uma
Páscoa diferente.

Em Santo André, todas as celebrações religiosas são transmitidas através do Facebook do padre Abílio Raposo, Pároco de Santa Maria, Santo André, Melides, S. Francisco e Santa Cruz.

Abílio Raposo, explicou que “é tudo muito diferente e triste, é de cortar o coração, porque nós vivemos para a comunidade e celebrar uma Missa com a igreja vazia deixa-me uma grande mágoa, ainda mais neste período da Páscoa”.

“Neste domingo de Pascoa visitei os doentes, fui levar a comunhão, vou apenas à porta já que temos de respeitar o distanciamento que é para o bem de todos, mas eu não podia deixar de me encontrar com aqueles que estão mais fragilizados e necessitados porque esta também é a missão do padre. Devido à situação em que nos encontramos a visita pascal e o percorrer a cidade com a cruz foram anuladas” afirmou Abílio Raposo”.

A forma encontrada para chegar aos fieis foi transmitir as celebrações religiosas em direto pelo Facebook, “quando surgiu esta pandemia e foi decidido encerrar as igrejas eu pensei que as pessoas precisavam de continuar a receber a minha palavra e a forma encontrada foi a transmissão pelo meu perfil de facebook, não é a mesma coisa, mas é uma alternativa para levar a palavra do Senhor até aos fiéis” conclui Abílio Raposo.

Em São Teotónio, todas as celebrações, momentos de oração e reflexão diários são agora transmitidos na Internet, através do Facebook do padre Júlio Lemos.

Em Santiago do Cacém, Odemira e em Sines não há transmissões próprias, mas os fieis podem seguir as eucaristias através da Diocese de Beja, Vaticano ou pela televisão.