Biblioteca e Arquivo comemora 2º Aniversário com Teatro, Exposições dedicadas a Chico Buarque e Espetáculos Musicais

O próximo sábado, 22 de abril, é dia de festejar  e celebrar a Cultura!

 O 2º Aniversário da Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola e o Dia Mundial do Livro são comemorados com uma maratona de iniciativas culturais.

Ao longo do dia e da noite celebre connosco a leitura, os livros, os documentos, os filmes, o teatro, visite exposições e assista a espetáculos musicais.

«Com 3 Novelos», espetáculo para toda a família, produzido por A Bolha – Teatro de Marionetas está agendado para as 11h00.

Baseada em factos reais, esta história salta do livro para o palco. Entramos nas memórias da personagem principal, quando no final dos anos 60 teve de fugir com família à ditadura do Estado Novo.

Às 16h00 são inauguradas duas Exposições dedicadas a Chico Buarque, cantor, escritor e compositor a quem o Município de Grândola presta homenagem nas Comemorações do 49º Aniversário do 25 de Abril.

«Quem te viu, Quem te vê» apresenta as caricaturas originais vencedoras do Concurso Nacional de Caricaturas de Chico Buarque promovido em 2016 pelo Instituto Memória Musical Brasileira, com curadoria de Zé Roberto Graúna.

«Chico Buarque: O que me é de direito» é uma exposição concebida pelo Município de Grândola com o objetivo primordial de contribuir para a salvaguarda da obra poética e musical de Francisco Buarque de Hollanda, que congrega, por meio de poemas e códigos para audição das canções, um conjunto de personagens e representações sociais reveladores da polifonia que caracteriza a produção poética de Chico Buarque.  Aos poemas e códigos selecionados e cronologicamente apresentados, representativos da sensibilidade das personagens ou classes evocadas, associam-se reproduções de obras de Egon Schiele, pintor expressionista a quem é atribuído o epíteto de revolucionador da pintura figurativa por haver optado por retratar o estado psicológico das personagens em vez da sua condição física.

A noite da maratona cultural está reservada para a música. Às 21h30, no Pátio Central da Biblioteca, começa o espetáculo musical com Rogério Bicudo, que nos vai presentear com uma viagem musical pelo samba e o choro, a música do Rio de Janeiro por excelência.

Segue-se o concerto com os Alentsamba, projeto constituído por oito músicos oriundos de Portugal e dos quatro cantos do Brasil, cujo reportório se baseia essencialmente em temas da música brasileira, bem conhecidos de todos, numa mistura de ritmos variados e estilos diferentes. Os Alentesamba têm um único propósito, trazer alegria!

A Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola, um projeto com assinatura dos arquitetos Matos Gameiro e Pedro Domingos, é um multifacetado e inovador equipamento cultural situado no espaço central da Vila Morena que tem sido distinguido com diversos prémios nacionais e internacionais de arquitetura, sendo uma referência nas publicações da especialidade.

 

A Biblioteca e Arquivo pode ser visitada no seguinte horário:

Segunda a Sexta-feira: 09h30 | 19h00

Sábado: 10h00 | 13h00

Encerra ao domingo