Grândola celebra Abril com concerto de Ana Moura e homenagem a Chico Buarque

A fadista ANA MOURA, que dispensa apresentações, é a grande aposta para a Festa da Liberdade que decorre no centro da Vila Morena, na noite de 24 de abril. O concerto com a artista mais nomeada na 5.ª edição dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa, está agendado para as 22h30 junto ao Complexo Desportivo Municipal José Afonso.

O segundo concerto da noite está a cargo de CASSAPO E O MELHOR DO ROCK PORTUGUÊS. Quando forem 00h30 o Jardim 1º de Maio é palco para um espetáculo de tributo aos nomes que fizeram história no panorama do rock nacional. São 120 minutos dedicados à música de José Afonso, Heróis do Mar, Taxi, António Variações, Xutos e Pontapés, Peste e Sida ou Carlos Paião.

A Festa da Liberdade começa às 20h15 com animação de rua com DIXIT, a tradicional Corrida da Liberdade, a arruada da banda da SMFOG e o espetáculo de fogo-de- artifício piromusical às 00h20.

 

Município de Grândola presta homenagem ao cantor, escritor e compositor Chico Buarque

Na Biblioteca e Arquivo são inauguradas dia 22 de abril, pelas 16h00, duas grandes exposições dedicadas a um dos nomes maiores da cultura mundial e vencedor do Prémio Camões 2019.

«QUEM TE VIU QUEM TE VÊ» apresenta as caricaturas originais vencedores do concurso nacional de caricaturas de Chico Buarque promovido em 2016 pelo Instituto Memória Musical Brasileira com curadoria de Zé Roberto Graúna e «CHICO BUARQUE: O QUE ME É DE DIREITO» uma exposição constituída por uma seleção de poemas representativos do universo de personagens criadas por Chico Buarque.

No dia 25 de Abril, o Cine Granadeiro recebe, às 21h00, a estreia do Tributo a Chico Buarque «QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ» um projeto constituído pelos músicos brasileiros Marcus Lima na voz e violão, Thais Motta na voz, Cristovão Bastos nos arranjos e piano, João Lyra no Violão, Dudo Oliveira nos sopros, Bororó no baixo e Marcus Thadeu na Bateria e percussões.

O espetáculo realizado pelo Instituto Memória Musical Brasileira com direção artística de João Carino apresenta um repertório dedicado à obra inigualável de Chico. Temas como “Cálice”, “O que Será”, “Gota d’água” ou “Olhos nos Olhos” vão ser tocados com arranjos e direção musical do premiado maestro Cristovão Bastos.

 

A manhã do dia 25 de Abril está reservada às cerimónias protocolares do Hastear da Bandeira e Sessão Comemorativa da Revolução dos Cravos que se realizam nos Paços do Concelho. À tarde a festa volta ao Jardim 1º de maio com a atuação de grupos locais.

A programação do 49ª aniversário do 25 de Abril decorre de 1 a 30 de abril e inclui um vasto e diversificado conjunto de iniciativas promovidas pelo Município de Grândola em articulação com as Juntas de Freguesia e o Movimento Associativo.

Para consultar o programa completo das Comemorações do 25 de Abril: https://www.cm-grandola.pt/noticia-73/grandola-celebra-abril-com-concerto-de-ana-moura-e-homenagem-a-chico-buarque