Misericórdia de Santiago do Cacém conclui processo de certificação

A Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém concluiu o processo de certificação das respostas sociais para idosos que engloba a Estrutura Residencial para Idosos de Santa Maria, as Residências do Pinhal, o Centro de Dia e o Serviço de Apoio Domiciliário.

A certificação europeia engloba quatro valências daquela instituição |Foto: Helga Nobre|
A certificação europeia engloba quatro valências daquela instituição |Foto: Helga Nobre|

O processo europeu, que visa avaliar a qualidade dos serviços sociais, arrancou em 2013 e culminou em setembro deste ano com melhorias ao nível do acolhimento e qualidade de vida do utente, evolução nos cuidados prestados pelos profissionais na formalização de parcerias, definição de procedimentos, controlo de documentação, monitorização de indicadores e gestão das reclamações.

Para o provedor da Misericórdia de Santiago do Cacém, a certificação “é um passo de grande importância”. “A Santa Casa tem tido um avanço extraordinário nos últimos vinte anos que passou de cerca de 60 para 300 trabalhadores e o mesmo número de trabalhadores”, sublinhou Jorge Nunes.

Para o provedor, que falava na cerimónia de atribuição da certificação, “a misericórdia teve sempre a preocupação de envidar todos os esforços para criar condições de alojamento a todas as pessoas que necessitam. Chegámos a um nível em que vamos tendo capacidade para resolver os problemas mais graves que nos vão aparecendo”, sublinhou.

Artigo completo na edição em papel de 05 de novembro de 2015, n.º 657