Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra: atividades económicas afirmam-se em território heterogéneo

A forte dinâmica empresarial da União das Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra marcou a iniciativa Presidência nas Freguesias que decorreu, de 9 a 12 de maio, com um programa intenso, num território vasto e com realidades distintas, entre o urbano e o rural, onde o desenvolvimento das atividades económicas em geral adquirem especial predominância.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, a “dinâmica que sentimos por parte dos empresários nesta União de Freguesias, é de sublinhar”. Neste cenário o Parque de Empresas na cidade de Santiago do Cacém foi requalificado e “o seu crescimento está em perspetiva, para o efeito a Câmara adquiriu um terreno e estamos a trabalhar no projeto de ampliação.”

Um dos sentimentos verificados no contacto com a população de Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra foi “de que aspiram a voltar a ter a sua Junta de Freguesia. Sem menosprezar o trabalho do atual executivo da Junta que tem de dar reposta a três localidades distintas, numa área superior a 200 quilómetros quadrados.”

A visita às escolas rurais revelou “uma nova realidade”, nos Jardim de Infância e Escola Básica de Aldeia dos Chãos e Relvas Verdes e São Bartolomeu Serra “não há falta de alunos, o que é fantástico quando pensamos que estiveram para ser encerradas pelo Ministério da Educação.” Álvaro Beijinha defende que esta “procura” por parte dos encarregados de educação se deve, em parte, “aos investimentos realizados nestas escolas pela Câmara Municipal.” Em São Bartolomeu da Serra não se verifica atualmente a mesma tendência, mas com a crescente procura das escolas rurais a situação poderá inverter-se. A comitiva deslocou-se, também, ao Jardim de Infância e Escola Básica Frei André da Veiga e à Escola Secundária Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém. Foi, igualmente, mantida uma reunião com a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém.

Na área turística a comitiva ficou a conhecer os projetos e os  promotores do Império House, da Santiago Residence, da Quinta da Nossa Senhora da Conceição e da Hortacasa.

Dos diferentes momentos que fizeram a Presidência nas Freguesias, nesta União de Freguesias, Álvaro Beijinha destacou, ainda, o contacto com a população. Dando como exemplo o encontro com um grupo de moradores do Bairro da Carapinha, em Santiago do Cacém, “que manifestaram a sua preocupação sobre o intenso trânsito de pesados na rua onde residem. Depois de ouvir as suas razões tomamos a decisão de colocar sinalização a proibir a circulação destes veículos.”

A Presidente da União de Freguesias, Isabel Contente, fez um balanço “positivo” da iniciativa, e destacou como “mais-valia” destes dias de visita “o contacto com a população, seja através de reuniões ou quando percorremos a localidades.” Para a Autarca esta “proximidade ajuda a compreender e a encontrar de forma mais célere soluções para as questões que nos são colocadas.” Outro aspeto a salientar é que “auxilia-nos a traçar objetivos e a planear.”

 

Com o objetivo de fomentar a proximidade os eleitos visitaram a sede do Grupo Motard de Santiago do Cacém, a Associação de Bem-Estar Social das Ademas, a Associação dos Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém, o Canil/Gatil da Associação São Francisco de Assis e a Unidade de Cuidados Continuados Conde Bracial.

A comitiva inteirou-se das obras de valorização do Jardim Municipal de Santiago do Cacém , através de uma visita ao local, e deslocou-se, igualmente, a outros equipamentos municipais como o Parque Urbano de Rio da Figueira e o Canil Municipal.

A Presidência nas Freguesias aposta na descentralização como forma de reforçar a proximidade dos órgãos autárquicos à população do Concelho, com esse sentido realizou-se na Delegação da União das Freguesias, em Santa Cruz a Reunião de Câmara.

O Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, esteve acompanhada nesta visita pelos Vereadores com pelouros, Albano Pereira, Sónia Gonçalves e Mónica Pires de Aguiar, da Presidente da União de Freguesias, Isabel Contente, de elementos do executivo da Junta e de técnicos da Câmara Municipal.

A próxima ronda de visitas será dedicada à Freguesia de Ermidas-Sado nos dias 24, 25 e 26 maio.