Abril Pintado de Azul

No âmbito das comemorações do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Santiago do Cacém, promoveram no passado dia 28 de abril, um laço humano na Quinta do Chafariz.

O laço humano foi realizado pelas crianças da Creche e Jardim de Infância – O Montinho e Santa Teresinha – da Santa Casa da Misericórdia.

Para além das crianças, participaram nesta atividade a Educadoras e Auxiliares, e ainda elementos da Comissão de Crianças e Jovens de Santiago do Cacém.

Esta atividade teve como objetivo a consciencialização de toda a comunidade para a prevenção dos maus tratos na infância, sensibilizando para os Direitos das crianças e contribuindo para o fortalecimento dos laços familiares

A campanha “Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância” é promovida todos os anos pela Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens, com o objetivo de alertar a sociedade para esta problemática, à qual Santiago do Cacém volta a associar-se, através da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) local.

A história do laço azul

O Mês de Prevenção dos Maus-tratos na Infância teve origem no ano de 1989, na Virgínia, Estados Unidos da América, quando a avó Bonnie Finney prendeu uma fita azul à antena da sua viatura.

A trágica história que Bonnie contou aos elementos da comunidade onde vivia prendia-se com os maus-tratos de que os seus dois netos foram alvo por parte dos progenitores. A idosa recorreu a um laço azul para não esquecer os corpos das crianças, marcados com inúmeros hematomas. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia como lembrete constante para lutar na sua proteção contra os maus-tratos.

A campanha expandiu-se gradualmente e, na atualidade, muitos países usam as fitas azuis durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram em resultado do abuso infantil e como forma de apoiar as famílias, fortalecendo as comunidades nos esforços necessários para prevenir este grave problema e a negligência que, por norma, o poderá causar.