Ruy a história de vida

No passado dia 22 de abril, a Yellow Star Company, para assinalar o início da sua atividade promotora de espetáculos no Casino de Tróia, levou à cena a peça ‘Ruy a História Devida’, da autoria de Paulo Coelho, encenada e adaptada por Paulo Sousa Costa.

Em palco, os atores Ruy de Carvalho e Luís Pacheco, que durante mais de uma hora tornaram público alguns aspetos relacionados com a carreira do decano dos nossos atores, ainda em atividade.

Ruy de Carvalho, ao longo da peça que se inicia e termina com o ator escrevendo o seu livro das memórias, vai tornando públicos alguns aspetos em que as vivências teatrais são férteis, com especial incidência nos mais pitorescos, que arrancaram sonoras gargalhadas e aplausos ao público presente.

Noventa e seis anos, quatro meses e doze dias, como fez questão de frisar o ator, que encheu o tablado com a sua energia e talento.

A sessão iniciou-se enquanto a sala se compunha de espetadores. No pano de cena ainda fechado, foram projetadas imagens das principais personagens desempenhadas pelo ator e as estrelas que com ele contracenaram ao longo da sua vida artística. Foi dada uma especial atenção à peça ‘Rei Lear’ que granjeou para o ator o reconhecimento internacional pelo seu trabalho no desempenho da personagem.

Da folha de sala, respigámos: «Figura máxima do teatro em Portugal, sobe ao palco, abre o coração e conta histórias inéditas da sua longa e inspiradora carreira. Histórias de amor, histórias de humor e até mesmo histórias para nos emocionar… e que melhores amigos o Ruy poderia ter para conversar, senão o seu público?».

E que melhor prazer poderia o público presente ter, do que um ator de corpo inteiro, com as facultades representativas intactas, e uma experiência que transmite a cada segundo de palco, toda a força ditada pelo saber de experiência feito e… muito bem feito, acrescentaremos.

Uma noite inolvidável para todos os presentes naquela sala que tenta, agora com a colaboração da ‘Yellow Star Company’, dar a Tróia e aos diferentes empreendimentos lá instalados, a cultura que, cada vez mais, faz parte integrante da oferta a todos aqueles que demandam a região em busca de um laser com conteúdo cultural.

A companhia promotora, já agendou para o próximo dia 27 de maio a subida ao palco, no auditório do ‘Tróia Design Hotel’, a peça ‘Monólogos da Vagina’, um texto de Eve Enseler, encenado por Paulo Sousa e Costa e com a representação entregue a Teresa Guilherme, Marta Andrino e Melânia Gomes.

Experimente, vá ao teatro.

 

José Manuel Claro.