Santiagro: “a mais importante montra do que se produz no nosso Concelho”

Abriu portas, no dia 1 de junho, a 35.ª SANTIAGRO – Feira Agropecuária e do Cavalo, o certame prolonga-se até domingo, dia 4 de junho no Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém com um programa que oferece inúmeras propostas que refletem o que de melhor o Concelho tem para oferecer.

A inauguração oficial decorreu com a presença do Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, José Godinho Calado, do Presidente da Direção do Crédito Agrícola Costa Azul, Rui Gomes, do representante da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Pedro Beato, da Presidente da Assembleia Municipal de Santiago do Cacém, Paula Lopes, Vereadores da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Presidentes de Junta de Freguesia, Deputados Municipais, os Presidentes das Câmaras Municipais de Sines, Nuno Mascaranhas, e de Grândola, António Figueira Mendes, a Vereadora, Ana Luísa Soares da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, o vereador José Arsénio da Câmara Municipal de Sines e várias entidades do Município e da Região.

A presidir a cerimónia o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, destacou a “dimensão nacional” da SANTIAGRO “que se afirma no setor agrícola, pecuário e equestre,” mas também, “do turismo, da gastronomia e das florestas.” O certame é, igualmente, “um espaço de encontro entre produtores, de oportunidades de negócio e de experiências, que potencia as dinâmicas económicas locais.” Por todas as razões esta “é a mais importante montra do que se produz no nosso Concelho.” Álvaro Beijinha não deixou de sublinhar o investimento que a Autarquia realiza para a concretização do evento, na ordem dos 267 mil euros. “Porque a SANTIAGRO é um palco de excelência para promoção do nosso Município.

A “situação dramática provocada pela seca”, fez parte da intervenção do Presidente da Câmara Municipal. “Segundo informações da Associação de Regantes de Campilhas e Alto Sado este ano cerca de dois mil e 500 hectares de culturas de regadio não vão ser plantados, avançando, ainda, que o impacto negativo da seca será na ordem dos 10 milhões de euros.” Por essa razão defende “medidas diretas de apoio aos agricultores com a declaração de zona de calamidade para a área de Campilhas e Alto Sado.” Para Álvaro Beijinha há que avançar “com obras estruturantes necessárias para o futuro da nossa agricultura,” referindo-se à ligação da Barragem de Alqueva à do Monte da Rocha, e ligação do Canal de Morgavel à Barragem de Campilhas.

O Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, José Godinho Calado, salientou a importância “da produção agrícola. Não há nenhum país do mundo desenvolvido que não tenha o setor de produção de alimentos apoiado.” Acrescentado que a SANTIAGRO agrega a agropecuária, a floresta, o cavalo e o turismo “que são parte integrante de um sistema” que se traduz em “rendimentos” que trazem benefícios às populações.

O Presidente da Direção do Crédito Agrícola Costa Azul, Rui Gomes, frisou “o notável crescimento que a SANTIAGRO tem registado ao longo destes 35 anos. Hoje não é apenas uma feira agropecuária é, igualmente, um espaço para a cultura, o entretenimento e as tradições.” Lembrando o papel do Crédito Agrícola na génese deste certame, que se perpetua no apoio e participação na feira.

Da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Pedro Beato, sublinhou que “se queremos trazer valor ao potencial turístico que o nosso Alentejo Litoral tem devemo-lo fazer através de eventos como a SANTIAGRO, que reúne os atores políticos, empresariais e as entidades, ou seja, quem tem a capacidade de fazer.”

O cavalo estará sempre em destaque na SANTIAGRO, os colóquios e workshops sobre o mundo rural, as exposições de equinos, ovinos, caprinos, bovinos e aves que contam com mais de 250 animais. As crianças têm o Espaço Natura repleto de experiências sensitivas.

Não faltam as provas do Gin Black Pig e do Gin do Botico, da cerveja artesanal “Brutus”, pelo Chef David Vitorino, do vinho Almejado, da Adega Vinhas Novas, e a arte tradicional da cocaria apresentada pelo Chef David Proença e os showcookings dirigidos aos mais pequenos por Nuno Marques – A Pitada do Pai.

O cartaz de espetáculos musicais apresenta JULINHO KDS (2 de junho), DJODJE (3 de junho) e IVANDRO (4 de junho). A animação até de madrugada está a cargo dos Dj’s, DIEGO MIRANDA, CHISTIAN F, RICARDO COIMBRA e KAMALA. O primeiro dos concertos na Santiagro teve a cargo de T-REX (1 de junho) e do Dj TIAGO M.

A tradição está traduzida na apresentação dos Grupos Corais Alentejanos que se realiza na tarde do dia 4 de junho.

As entradas na SANTIAGRO têm o custo de 2 euros para o bilhete diário ou pela troca de cupões recebidos na campanha “No Natal Compre no Comércio Tradicional”, promovida pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém.  O bilhete único para os 4 dias custa 6 euros e as entradas são gratuitas até aos 12 anos (inclusive).