Regresso às aulas: Troca de livros triplicou em Santo André

O Banco Escolar Solidário, promovido pela AMISSA – Associação de Amigos Solidários de Santo André, conta este ano letivo ajudar no mínimo 100 famílias da freguesia com os manuais escolares, poupando assim cerca de 30 mil euros a estes agregados. A procura triplicou em relação ao ano passado e as ajudas estendem-se também ao material escolar.

150917_Livros_Amissa
Famílias procuram banco de livros para fazer face à despesa com os livros escolares

A AMISSA apela à população para que deposite no banco os livros que já não necessita pois vão servir para outros alunos.

Apesar da solidariedade os manuais para o 7º e 8º ano são os que estão mais em falta. O Bando Escolar faculta ainda sebentas, livros de exercícios para os exames e obras de leitura obrigatória.

Ana Parado, da AMISSA, afirma que “ainda havia muita gente que não nos conhecia mas este ano tivemos uma adesão com a qual não estávamos a contar. As pessoas recorrem ao banco desde o 1º ao até ao 12º ano, nós inicialmente pensamos que a procura seria apenas a partir do básico mas não as pessoas estão cada vez mais aflitas. Depois o acréscimo de 30% no preço dos livros faz com que seja extremamente caro adquiri-los novos.

Para ter acesso ao banco de livros há que fazer uma inscrição, e é sempre positivo contribuir com manuais para que a troca seja
possível. Consoante a disponibilidade de manuais estes são emprestados mediante um termo de responsabilidade de que serão bem cuidados, e depois devolvidos para servir outro aluno.

Artigo completo na edição em papel de 10  de setembro de 2015, n.º 653