Centenas de pessoas na Festa dos Vizinhos

Após dois de interregno, devido à Covid 19, num ambiente de festa e muita alegria, Vila Nova de Santo André voltou a ter mais uma Festa dos Vizinhos, no Mercado Municipal, a Festa multicultural organizada pela Junta de Freguesia de Santo André em parceria com o  Jornal “O Leme” e com a Paróquia de Santa Maria, esteve repleta de gente.

Centenas de pessoas vieram degustar as iguarias tradicionais de nove países e dançar noite dentro. Os vizinhos e os muitos visitantes de outras localidades demonstravam muita vontade de conviver e de sair de casa e o recinto encheu por completo, uma data muito aguardada pela população, uma noite onde o convívio entre as pessoas foi constante.

Para além das barraquinhas com as iguarias dos diversos países (Portugal, Angola, Moçambique, India, Cabo Verde, Ucrânia, Roménia, Guiné e Brasil, estiveram também à disposição barraquinhas de doces, bifanas, quermesse, bebidas e muita música para dançar. A animação esteve a cargo do acordeonista Luis Godinho e demonstração de capoeira do grupo “Sul da Baia”.

Um pouco diferente de anos anteriores,  a Mostra Gastronómica  da Festa dos Vizinhos contou com a participação de várias Associações do Movimento Associativo da Freguesia, em que a receita apurada reverteu para cada Associação participativa. Tudo isto numa grande festa que celebrou a proximidade e a multiculturalidade da população da Freguesia de Santo André.

A população presente, demonstrava muita vontade de conviver e de sair de casa, o que levou a que a maioria das iguarias se tivessem esgotado.

Tal como em anos anteriores a festa contou com a ajuda incansável de muitos voluntários na logística da Festa, como o transporte de materiais, a montagem de barracas, limpeza de mesas e cadeiras, elaboração das ementas e cartazes, etc. Voluntários e os funcionários da Junta de Freguesia foram incansáveis, na elaboração deste evento.

O Jornal “O Leme” agradece a colaboração imprescindível dos muitos voluntários que sem eles esta Festa não seria possível, muitos deles, além do trabalho na montagem da festa, doaram muitas das iguarias que se saboreou nas barraquinhas de Portugal, India e Moçambique e na barraquinha dos bolos. Também agradece a quem ofereceu lembranças para as rifas na barraca da quermesse. Um agradecimento especial ao “Grupo Motard de Santo André”, que trabalharam imenso até de madrugada, na barraquinha das bebidas, cuja receita reverteu para a Paróquia de Santa Maria, o Grupo “Os Vilas” doaram a receita à Casa de Jovens “O Farol” . Agradece também a todas as Associações presentes na Festa,  e ao público que esteve presente, que deram muita animação e alegria a este evento. Para o ano haverá mais uma Festa dos Vizinhos.

Já nos próximos dias 1 e 2 de Julho será realizada a Festa de Verão, no Largo da Igreja, em Vila Nova de Santo André. Participem.